A hipertensão, também chamada popularmente de pressão alta, afeta quase um terço de toda a população mundial e é uma doença que resulta no aumento da pressão arterial, de forma sistêmica, em níveis iguais ou maiores que 14 por 9 (sendo que os níveis normais são 12 por 8).
Dados da Fundação João Pinheiro levantados em 2011 indicam que a hipertensão é a doença crônica que mais afeta a população de Minas Gerais. Dos 15,5% de habitantes que possuem a doença, as mulheres são a maioria neste grupo. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que mais de 30 milhões de brasileiros são hipertensos.
De acordo com o cardiologista Daniel Vidigal, do Hospital Ibiapaba CEBAMS e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão é causada por fatores genéticos e hereditários. Porém, outros fatores podem contribuir para o aparecimento da hipertensão, como consumo excessivo de sal, obesidade, falta de atividade física e alimentação pouco saudável. Para quem possui esses fatores ou alguns hábitos ruins citados, Vidigal aponta algumas ações que podem prevenir a doença:
“Atividades físicas regulares, como uma caminhada diária, podem contribuir para a prevenção. Outros bons hábitos podem contribuir, como a alimentação saudável, baseada no consumo de legumes, verduras, frutas, laticínios e carnes magras (como a de frango), além de parar de fumar e evitar o abuso no consumo de bebidas alcoólicas”.