Qualidade

Descrição da Organização

No ano de 2004 iniciou-se uma nova gestão voltada para a busca da Excelência. Porém, com as dificuldades, principalmente financeiras, encontradas nesse período de transição, somente a partir de 2008, com o mapeamento de processos e a capacitação das lideranças percebeu-se uma busca de maior ênfase à cultura da Qualidade na unidade hospitalar Ibiapaba. Atualmente, galgando um novo passo nessa caminhada o Hospital Ibiapaba/CEBAMS criou uma Gerência de Qualidade, cuja missão é satisfazer as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas da instituição. Outros passos importantes na busca pela Excelência foi a conquista da Faixa Prata, do Prêmio Regional da Qualidade, em 2010 e a faixa Ouro, conquistada em 2011.

Produtos e processos

Principais Produtos
Processos Principais do Negócio
Processos de Apoio
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Principais Produtos.

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Os principais produtos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS são:

  • Pronto Atendimento
  • Internação
  • Tratamento Clínico e Cirúrgico
  • Ambulatório de Especialidades
  • Atendimento de CTI Adulto
  • Tratamento Quimioterápico
  • Cirurgias Cardíacas
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Os principais processos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS são os relacionados ao atendimento médico e apoio clínico. São os setores relacionados à Assistência Farmacêutica, Quimioterapia, Centro de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento, Nutrição, Ambulatório, Unidades de Internação, Central de Material e Esterilização, Consultas Ambulatoriais além de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

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Processos de Apoio.

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Os principais processos de apoio são relacionados aos seguintes setores: Arquivo Médico, Assessoria Jurídica, Qualidade, Recursos Humanos, Hotelaria, Tecnologia da Informação, Faturamento, Compras, Controladoria, Manutenção, Recepção, Higienização, Lavanderia,Engenharia Clínica, Psicologia Hospitalar, Assistência Social, Comunicação Social, Segurança e Medicina do Trabalho.

Comissões permanentes

Comissão de Enfermagem
Comissão de Ética de Enfermagem
Comissão de Farmácia e Terapêutica
Comissão de Gerenciamento de Risco
Comissão de Óbito
Comissão de Revisão de Prontuário
Comissão de Terapia Nutricional
Comissão Multiprofissional Oncológica
Comitê de Qualidade
Comitê Transfusional
Comitê de Compras

Políticas

Política da qualidade
Política de segurança do paciente
Política de gestão ambiental
Política de gestão da tecnologia da informação
Política de comunicação
Política de qualificação de fornecedores
Política de gestão de custos
Política da gestão de pessoas

Política da qualidade

Objetivo:
Comprometer e envolver as partes interessadas pertinentes no desempenho dos processos de qualidade e segurança, promovendo a melhoria contínua na instituição.
Diretrizes:
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Auditorias Internas objetivando evidenciar a aplicabilidade e efetividade da metodologia definida e identificar possíveis oportunidades de melhoria.

Analisar causas aplicando ferramentas da qualidade identificando a causa raiz dos problemas e implementando as soluções mais adequadas.

Controlar os documentos mantendo a disponibilidade, integridade e segurança das informações institucionais.

Monitorar indicadores objetivando acompanhar e melhorar o desempenho dos processos e dos resultados institucionais.

Normatizar protocolos como forma de padronizar as condutas institucionais.

Identificar, reduzir e controlar os riscos organizacionais visando segurança, melhoria e efetividade dos processos institucionais.

Mapear os processos identificando as entradas, atividades e saídas com o objetivo de alinhar a cadeia de processos as estratégias institucionais, promovendo melhorias contínuas.

Política de segurança do paciente

Objetivo:
Identificar, reduzir e controlar os riscos organizacionais visando segurança, melhoria e efetividade dos processos institucionais.
Diretrizes:
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Informar ao paciente e ou acompanhante a proposta do tratamento e os riscos iminentes.

Capacitar, desenvolver e envolver acolaboradores e médicos para a cultura da segurança.

Promover conscientização para pacientes e acompanhantes quanto a importância da sua segurança na instituição.

Identificar, monitorar, tratar os incidentes, e os never events conforme diretrizes do do Núcleo de Segurança do paciente.

Implementar e controlar os protocolos de segurança do paciente como forma de prevenir, minimizar incidentes e never events dentro da instituição.

Política de gestão ambiental

Objetivo:
Prevenir o meio ambiente dos danos causados pelos resíduos sólidos de saúde gerados no Hospital Ibiapaba – CEBAMS.
Diretrizes:
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Controlar a produção de resíduos através dos hábitos de consumo.

Segregar os resíduos de forma organizada.

Controlar os documentos mantendo a disponibilidade, integridade e segurança das informações institucionais.

Descartar cada resíduo em embalagens de acordo com suas características.

Tratar de forma correta cada resíduo para diminuir o risco de contaminação e/ou acidentes.

Preservar o meio ambiente e prevenir a poluição.

Política de gestão da tecnologia da informação

Objetivo:
A política da Tecnologia da Informação do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social tem como objetivo estabelecer as diretrizes da Política de Segurança da Informação do CEBAMS, com observância dos princípios da integridade, da confidencialidade e da disponibilidade.
Diretrizes:
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Asseguraro acesso à informação a todas as partes interessadas, de acordo com seu nível organizacional.

Direcionar adequadamente a informação respeitando o sigilo e público-alvo.

Certificar que a informação seja confiável para a tomada de decisão.

Disponibilizar a informação de forma oportuna, adequada e direcionada ao(s) público(s) alvo.

Assegurar a integridade as demandas vinculadas a Tecnologia da Informação.

Atender os riscos organizacionais visando segurança, melhoria e efetividade dos processos institucionais.

Validar os projetos, serviços e manutenções executados como forma de garantir o uso adequado do sistema.

Viabilizar as melhores soluções em sistemas integrados considerando a estrutura organizacional.

Política de comunicação

Objetivo:
A Política de Comunicação Institucional da Unidade Hospitalar Ibiapaba, do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), tem como objetivo promover e orientar os relacionamentos das partes interessadas, buscando envolvê-las na melhoria do desempenho institucional.
Diretrizes:
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Clientes comunicar com os pacientes, acompanhantes e Corpo Clínico, de forma ampla e clara, o conjunto de princípios, valores, posturas e diretrizes, em consonância com as estratégias institucionais.

Envolver a sociedade, os colaboradores, os médicos e os serviços terceiros no cumprimento dos princípios, valores, posturas e diretrizes definidos pela Instituição, objetivando o êxito das estratégias institucionais.

Divulgar as ações institucionais, objetivando manter a imagem positiva da instituição perante as partes interessadas pertinentes, reforçando sua identidade, reputação e reconhecimento como organização de referência na Assistência Segura à Saúde.

Comunicar com as partes interessadas pertinentes, de acordo com os veículos adequados ao público-alvo.

Difundir o Plano de Comunicação nos Momentos em Crise de forma institucional, com o objetivo de preservar a segurança do paciente e a imagem da instituição.

Ética na preservação das informações institucionais que envolvam quaisquer partes interessadas.

Política de qualificação de fornecedores

Objetivo:
A política da qualificação de fornecedores do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social tem como objetivo estabelecer requisitos que viabilizem o estabelecimento de relação de confiança com os fornecedores de insumos e prestadores de serviços, para se obter a segurança de que seus produtos e serviços sejam de qualidade, a fim de não trazer prejuízos à qualidade e continuidade da assistência aos pacientes.
Diretrizes:
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Contratar fornecedores e prestadores de serviços capacitados e habilitados a apoiar o processo de assistência segura ao paciente.

Ética Estabelecer relações com fornecedores e prestadores de serviços que mantenham comportamento ético e responsabilidade social, apoiando as diretrizes organizacionais.

Qualificação Evidenciar que os fornecedores de produtos e serviços atendem aos requisitos necessários que se referem à assistência segura ao paciente.

Avaliar o cumprimento dos requisitos necessários à assistência segura ao paciente.

Custo Buscar fornecedores que representem melhor custo-benefício, mantendo qualidade e a saúde financeira da Instituição.

Negociação Fornecedores que atendam as necessidades da empresa quanto a prazo de pagamento e prazo de entrega.

Política de gestão de custos

Objetivo:
A política da Gestão de Custos do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social tem como objetivo reduzir os custos da instituição provendo recursos que serão aplicados no atendimento seguro aos pacientes, buscando atender as necessidades e expectativas das partes interessadas.
Diretrizes:
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Padronizar os processos e capacitar os profissionais, orientando-os na execução de suas atividades, com foco na redução dos custos.

Faturamento e Glosas buscar executar de maneira eficiente os atendimentos com foco nas necessidades e expectativas dos clientes, reduzindo o ciclo econômico, operacional e financeiro da instituição.

Fluxo de caixa alocar os recursos financeiros como forma de proporcionar a execução das atividades institucionais.

Orçamento estabelecer metas e acompanhar o desempenho e os resultados promovidos de acordo com as estratégias institucionais.

Custo gerenciar a eficiência dos processos, buscando reduzir os custos institucionais.

Estoque gerenciar contratos, buscando estabelecer a quantidade de estoque adequado para suprir nossas necessidades de consumo e margem de preço adequada à sustentabilidade da Instituição.

Recursos buscar junto aos órgãos públicos e privados recursos, incentivos, programas, subvenções, descontos e atualização de valores que ajudarão a proporcionar a amplitude dos atendimentos realizados na Instituição.

Patrimônio prover a manutenção de processos que permitam a funcionalidade institucional, mantendo infraestrutura adequada à assistência segura ao paciente.

Política da gestão de pessoas

Objetivo:
Recrutar, selecionar, contratar, dimensionar e desenvolver pessoas de acordo com as competências do cargo alinhadas as estratégias da Instituição.
Diretrizes:
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Recrutar colaboradores de acordo com as competências necessárias de cada cargo.

Selecionar e contratar colaboradores de acordo com as competências do cargo.

Capacitar e desenvolver colaboradores para o exercício da função.

Sinalizar e desenvolver os colaboradores de acordo com a competências necessárias do cargo.

Dimensionar colaboradores de acordo com a produtividade dos setores.

Reter e promover identificando os talentos, valorizando as pessoas e motivando os colaboradores.

Monitorar o clima organizacional.

Oferecer oportunidades de capacitação profissional para a sociedade.

Acompanhar e monitorar o aprendizado dos colaboradores na introdução da cultura organizacional.