COREME Centro de Estudos

Faça sua doação

HISTÓRICO

 
O investimento em educação iniciou-se em 2011 quando o Hospital Ibiapaba/ CEBAMS definiu que era o momento de abrir novas fronteiras, e através do Centro de Estudos decidiu aproveitar a ótima estrutura e o excelente Corpo Clínico da Instituição para oferecer o Curso de Especialização em Cardiologia, que de imediato, foi reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Em setembro do ano de 2014 o curso foi credenciado junto ao MEC, após visita técnica de Conselheiro da Câmara Técnica da Comissão Nacional de Residência Médica do MEC.

A sede administrativa do Centro de Estudos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS disponibiliza para os médicos do Corpo Clínico acesso à internet, publicações variadas, e realiza eventos e atividades que são divulgadas no site da Instituição e nas redes sociais.

COREME

 
A Comissão de Residência Médica – COREME do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social-CEBAMS é uma instância auxiliar da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM e da Comissão Estadual de Residência Médica – CEREM, estabelecida em instituição de saúde que oferece programa de residência médica para planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica da instituição e os processos seletivos relacionados, nos termos do Decreto nº. 7.562, de 15 de setembro de 2011.

A COREME é o órgão responsável pela emissão dos certificados de conclusão de programa dos médicos residentes, tendo por base o registro no sistema de informação da CNRM.

COMPOSIÇÃO

 
Coordenadora – Dra. Ariane Laura Matos Martins

Supervisor do Programa de Residência Médica em Cardiologia – Dr. Marcilio Faraj

Faça sua doação

SOBRE A RESIDÊNCIA

A Residência Médica do MEC se constitui na “modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional” (Comissão Estadual de Residência Médica de Minas Gerais, 2007).

O Hospital Ibiapaba / CEBAMS oferece anualmente 5 vagas para novos residentes através do Processo Seletivo da AREMG sendo que, em Minas Gerais as provas para residência médica são unificadas sob a responsabilidade da AREMG e 2 vagas no Curso de Especialização em Cardiologia – credenciado pela SBC.

CONFIRA O EDITAL 2020 CLICANDO AQUI

Faça sua doação

INTERNATO E ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES DE MEDICINA

 
O Hospital Ibiapaba/ Cebams através de parcerias firmadas com instituições de ensino disponibilizam toda sua estrutura para realização de estágios extracurriculares, internatos e aulas de campo (acompanhadas pelos preceptores).

OUTRAS RESIDÊNCIAS

 
Em parceria com a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME/FUNJOBE) e Hospital Regional Dr. José Américo, o Hospital Ibiapaba CEBAMS oferece campo de prática para as Residências Médicas em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Oncologia Clínica e Clínica Médica. O processo seletivo é realizado pela AREMG.

PARCEIROS

 
Faculdade de Medicina de Barbacena

UFSJ

Telefone de contato: (32) 3339-3597.

E-mail: coreme@ibiapaba.com.br