Junho Vermelho: redução da doação de sangue pode afetar cirurgias e tratamentos

Faça sua doação

Junho é o mês mais crítico do ano para a doação de sangue. De acordo com dados da Fundação Hemominas, em junho o número de doadores cai drasticamente, gerando maior escassez nos estoques de sangue. A queda, causada por vários fatores como o frio do mês, gera um alerta: menos estoque de sangue significa que cirurgias e tratamentos podem ser afetados.

No Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, a doação poderá ser utilizada em pessoas com doenças do sangue, em indivíduos que se submetem a tratamentos de câncer e intervenções cirúrgicas de grande porte e complexidade, como alguns procedimentos feitos na instituição. Segundo o médico anestesiologista do Hospital, Dr. Maurício Silva, os pacientes do Hospital Ibiapaba CEBAMS precisam constantemente de doação de sangue. Por isso, a hemotransfusão é fundamental para tratamentos e cirurgias, como as cardíacas:

“Vários de nossos pacientes são das referências de Cardiologia e Oncologia. Todos eles precisam de doação de sangue, já que alguns estão em tratamento oncológico e outros se submeterão a cirurgias cardíacas. No caso de cirurgias de grande porte, como as cardíacas, é obrigatório a reserva de hemoderivados. Caso não haja estoque de sangue, a cirurgia pode ser cancelada. Já na oncologia, pacientes em tratamentos hematológicos ou em outros tipos de procedimento, que deixam a pessoa vulnerável a anemias, precisam sempre receber sangue”.

Recentemente, o Hospital adquiriu a tecnologia Cell Saver, que reutiliza o sangue do próprio paciente em cirurgias, mas a transfusão feita por meio do sangue doado é fundamental para os procedimentos.

“Uma única doação salva até quatro vidas. A chegada do Junho Vermelho lembra que as pessoas devem fazer esse gesto de amor e doar sangue. Mas essa doação precisa ser ao longo do ano, e não apenas no mês de junho, porque assim será possível manter os estoques de sangue bem abastecidos todos os meses”, disse o Dr. Silva.

Dr. Maurício Silva

Como estão os estoques?

Dados do Hemominas de 11 de junho de 2024 indicam que os estoques de O- e A- estão em estado crítico. O+, A+, B- e AB- têm estoques baixos e os bancos de sangue estão em alerta. B+ e AB+ possuem, respectivamente, estoques adequado e estável.

Como doar?

Na região você pode doar no PACE Barbacena, no PACE Conselheiro Lafaiete, no Hemominas São João del-Rei e Hemominas Juiz de Fora:

PACE Barbacena – Rua Padre Toledo, s/n – anexo a Santa Casa – Bairro: São Sebastião – Cep: 36202-290
PACE Conselheiro Lafaiete – Rua Higino Sebastião da Cunha, 135 – Parque dos Bandeirantes, Conselheiro Lafaiete. CEP: 36400-000
Hemominas São João del-Rei: R. Pref. Nascimento Teixeira, 175 – Segredo, São João del Rei. CEP: 36307-404
Hemominas Juiz de Fora: Rua Barão de Cataguases, s/n, Centro, Juiz de Fora. CEP: 36015-370

Quer doar para pacientes do Hospital Ibiapaba CEBAMS? Informe-se com a Psicologia Clínica e com o Serviço Social! (32) 3339-3500

Mais matérias para você ler

Chegada do outono pede cuidados com a saúde e especialista explica prevenção

O outono começa nesta quarta-feira, dia 20 de março! A estação possui temperaturas mais amenas,…

Leia agora

Confira dicas para voltar à rotina de alimentação após o Carnaval

Nesta Quarta-Feira de Cinzas muitas pessoas já começam a planejar como voltarão à rotina habitual…

Leia agora

Confira três dicas para o paciente com câncer aproveitar o Carnaval

O paciente oncológico pode aproveitar o Carnaval, desde que ele e a família sigam cuidados…

Leia agora