No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Nesta Semana Sem Tabaco, é importante lembrar que o tabagismo traz sérios problemas de saúde para o fumante, podendo acarretar doenças cardiovasculares e câncer, além de ser um fator que contribui para a infecção pelo Novo Coronavírus. Dados da UCLA, uma universidade norte-americana, indicam que a infecção pulmonar em pacientes fumantes que contraem COVID-19 pode ser de duas a três vezes pior do que em não tabagistas. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o tabagismo aumenta tanto a chance de formas graves da doença, como também o risco de óbito em indivíduos internados por COVID-19.
Você quer parar ou conhece alguém que queira? Pois saiba que é possível parar de fumar com pequenas ações e ajuda profissional!
O INCA diz que existem duas formas para parar de fumar: a imediata e a gradual. A parada imediata deve ser sempre a primeira opção. Você escolhe a data e, nesse dia, deixa de fumar.
Já a parada gradual pode ser feita de duas formas:
1) Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.
2) Adiando a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.
Se você escolher a parada gradual, não deverá gastar mais que duas semanas nesse processo.
Não se esqueça de contar com ajuda profissional neste momento!
MAIS: confira os vídeos feitos pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS!