Residência Médica de Cardiologia/MEC – Hospital Ibiapaba/CEBAMS

Faça sua doação

O diagnóstico, na medicina em geral, é o grande desario, na abordagem do paciente.

Idealmente, o diagnóstico médico deverá estar fundamentado nos níveis sindrômico, anatômico e etiológico.

No âmbito da Cardiologia, a possibilidade da realização do diagnóstico etiomorfofuncional, objetivo, precoce e quantitativo, é uma realidade efetiva.

Os sinais e sintomas das cardiopatias, quando adequadamente rastreadas e interpretados, possibilitam a efetivação do diagnóstico, rapidamebnte e com segurança.

Portanto, é o sopro  de Austin-Flint selando o diagnóstico de Insuficiência Aórtica Crônica grave. É o estalido de abertura mitral, muito próximo da segunda bulha cardíaca, selando o diagnóstico de gravidade evolutiva da Estenose Mitral. Também, é a evidência da manobra de Dressler, nas impulsões sistólicas da borda esternal média esquerda (BEEM), configurando o diagnóstico semiológico de Ventriculoamegalia direita importante. Ademais, a ausculta do desdobramento paradoxal da segunda bulha cardíaca, no foco aórtico, enseja o diagnóstico de bloqueio de ramo esquerdo pela ausculta cardíaca.

Devem ser considerados, ainda, os outros recursos diagnósticos, tanto gráficos quanto imaginológicos, que atuam contribuindo, decisivamente, para o reconhecimento diagnóstico e de prognóstico de várias cardiopatias.

Sem embargo, o eletrocardiograma de repouso tem o condão de fechar o diagnóstico de quadro de IAM com supradesnivelamento do segmento ST.

O estado clínico e hemodinâmico de quadro de insuficiência ventricular esquerda pode ser objetivamente reconhecido, através do estudo radiológico de tórax.

A ressonância nuclear magnética é um método profedêutico que tem evidenciado, com segurança, a presença de miocardite Aguda, em paciente com Dengue.

O estudo ecodopplercardiográfico é o método propedêutico mais utilizado, na atualidade, para efetivar o diagnóstico morfofuncional das cardiopatias.

Portanto, o diagnóstico, também, é um desafio na prática cardiológica, mas cada vez mais suavizado em face aos crescentes e abrangentes recursos oferecidos pela especialidade, no contexto da medicina moderna.

Ariane Laura Matos Martins – Residente (R1)

Francisco Muniz Neto – Preceptor

Marceli Faraj – Preceptora

Marcílio Faraj – Preceptor

Residência Médica de Cardiologia/MEC – Hospital Ibiapaba/CEBAMS – Barbacena – MG

Mais matérias para você ler

Equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Pioneiro na região na implantação em seus processos dos conceitos da Medicina Hospitalar, o Hospital…

Leia agora

Dia do Médico 2025

Em uma ação especial pelo Dia do Médico (18/10) – em homenagem ao Corpo Clínico…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para cargo de Técnico em Contabilidade

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para Técnico em Contabilidade. É Obrigatório que…

Leia agora