Com os casos de Febre Amarela em Minas Gerais, muitas pessoas procuram as Unidades Básicas de Saúde para se vacinar contra a doença. Entretanto, algumas pessoas devem evitar a vacina, como é o caso dos pacientes com câncer que estejam fazendo tratamento com quimioterapia.
Segundo o médico oncologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Gustavo Gontijo, a baixa imunidade das pessoas que fazem quimioterapia impede a vacinação:
“Os pacientes em quimioterapia não podem se vacinar de febre amarela, porque o vírus na vacina é vivo atenuado, então a baixa imunidade destes pacientes durante o tratamento ajuda o vírus a se replicar”.
O que é o vírus vivo atenuado?
De acordo com o médico infectologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Herbert Fernandes, o vírus vivo atenuado presente na vacina garante que o corpo crie resistência à doença. “Quando falamos em vírus vivo atenuado, significa que o vírus da febre amarela está presente na vacina. Mas ele foi enfraquecido para permitir que o organismo produza anticorpos, protegendo a pessoa contra a doença”, disse.
É importante ressaltar que qualquer dúvida sobre a vacinação deve ser sanada com orientação médica, em especial para pessoas que apresentem baixa imunidade.