Pessoas em tratamento de quimioterapia não podem tomar vacina da febre amarela

Faça sua doação

Com os casos de Febre Amarela em Minas Gerais, muitas pessoas procuram as Unidades Básicas de Saúde para se vacinar contra a doença. Entretanto, algumas pessoas devem evitar a vacina, como é o caso dos pacientes com câncer que estejam fazendo tratamento com quimioterapia.

Segundo o médico oncologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Gustavo Gontijo, a baixa imunidade das pessoas que fazem quimioterapia impede a vacinação:

“Os pacientes em quimioterapia não podem se vacinar de febre amarela, porque o vírus na vacina é vivo atenuado, então a baixa imunidade destes pacientes durante o tratamento ajuda o vírus a se replicar”.

O que é o vírus vivo atenuado?

De acordo com o médico infectologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Herbert Fernandes, o vírus vivo atenuado presente na vacina garante que o corpo crie resistência à doença. “Quando falamos em vírus vivo atenuado, significa que o vírus da febre amarela está presente na vacina. Mas ele foi enfraquecido para permitir que o organismo produza anticorpos, protegendo a pessoa contra a doença”, disse.

É importante ressaltar que qualquer dúvida sobre a vacinação deve ser sanada com orientação médica, em especial para pessoas que apresentem baixa imunidade.

Mais matérias para você ler

Colaboradora do Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe homenagem especial pelos 40 anos de serviço

Durante as homenagens de tempo de casa a 63 colaboradores do Hospital Ibiapaba CEBAMS em…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para duas oportunidades

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para duas oportunidades profissionais: copeiro de hospital…

Leia agora

Fim do ano é marcado por solidariedade e doações no Hospital Ibiapaba CEBAMS

O mês de dezembro foi marcado pela solidariedade no Hospital Ibiapaba CEBAMS. Ao longo do…

Leia agora