O Hospital Ibiapaba CEBAMS está engajado na campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre a importância da prevenção e do tratamento do Câncer de Mama.
O Hospital Ibiapaba CEBAMS é referência em oncologia para Barbacena e região há quase 30 anos. Desde 1992, a instituição é credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar Quimioterapia na cidade.
Atendimentos em 2019
O número de novos casos de câncer de mama atendidos pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS correspondeu a 24,9% dos diagnósticos feitos em mulheres no ano passado. Segundo as estatísticas do Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Ibiapaba CEBAMS (RHC), em 2019 foram registrados 56 novos casos da doença em mulheres da região e que são atendidas na instituição. Já entre os homens, nenhum novo caso foi atendido. Os casos de câncer de mama em homens são raros, mas podem acontecer.
Programação
Com a pandemia, o Hospital Ibiapaba CEBAMS não fará ações externas, respeitando as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre aglomerações.
Ao longo do mês, serão realizadas ações internas com colaboradores, pacientes e familiares. Até o dia 31, a fachada do Hospital estará iluminada de rosa e com bandeiras da mesma cor.
Ainda neste mês será realizado um curso online gratuito sobre o câncer de mama. O Hospital também lançou uma campanha nacional de conscientização sobre o autoexame. Através de um filtro na rede social Instagram, a pessoa pode fazer fotos e selfies para Stories com tons diferentes de rosa e apontar para o canto esquerdo da tela, onde há a mensagem “Faça o autoexame”. Com isso, mais pessoas se lembrarão dos cuidados com a doença. Para utilizar o filtro, basta acessar o perfil @hospitalibiapaba no Instagram e utilizar em suas fotos.
No dia 26, às 10h, o Setor de Comunicação apresentará, de forma remota, um estudo realizado pela equipe sobre o impacto do Outubro Rosa e Novembro Azul na busca de informações sobre os cânceres de próstata e mama na internet. A apresentação será feita na Conferência Mídia (&) Vida Depois/Durante a Pandemia do COVID-19, organizada pelas Universidades da Breslávia (Polônia) e Marie Curie (Polônia). A transmissão será feita no site do Hospital.