Atualizado em 12/07/2019, às 14h40
Aconteceu na última semana, em Belo Horizonte, o 29º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC). O evento, que reúne cardiologistas de todo o estado e é importante oportunidade para atualização e disseminação de conhecimentos que são aplicados imediatamente na prática clínica, contou com especialistas do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS no painel de conferencistas.
O cardiologista e Preceptor do Programa de Residência Médica em Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Daniel Vidigal, apresentou o estudo “Fisiopatologia, evolução e acompanhamento clínico” e foi debatedor de um caso clínico que envolvia IM grave e flutter em uma pessoa de 90 anos. O também cardiologista Norberto Paes apresentou o trabalho “Como estratificar o risco no paciente assintomático”. Os dois também foram avaliadores de trabalhos de graduandos que apresentaram suas pesquisas no Congresso.
Outra especialista que também participou do evento foi a cardiologista Tânia Maria Quintão, que é Preceptora do Programa de Residência Médica em Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS. A Dra. Tânia foi orientadora de um artigo produzido por alunas da Faculdade de Medicina de Barbacena baseado em caso clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS.
Ex-aluno apresenta trabalho
Outro cardiologista que participou do Congresso da SMC foi Patrício Araújo, que fez a Especialização em Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS e concluiu o curso em 2017. O trabalho apresentado foi “Angina de Prinzmetal: um diagnóstico diferencial de Síndrome Coronariana Aguda”,
Da esquerda à direita: Dr. Daniel Vidigal, Dra. Tânia Quintão e Dr. Norberto Paes. Imagem: Montagem SECOM/HIC via Reprodução/Facebook
Alunas da FAME-FUNJOBE com os cardiologistas Daniel Vidigal e Tânia Quintão (ao centro)
O Dr. Patrício Araújo (esquerda) e o Dr. Daniel Vidigal (direita). Imagem: Arquivo/SECOM/HIC