O Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fiocruz publicaram, em definitivo, Os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente. São seis protocolos que fazem parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde públicos e privados através do desenvolvimento de uma das principais ações desse novo programa: os protocolos de segurança do paciente com foco nos problemas de maior incidência.
01. Identificação do Paciente;
02. Prevenção de Úlcera por Pressão;
03. Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos;
04. Cirurgia Segura;
05. Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde;
06. Prevenção de Quedas.
O Hospital Ibiapaba/CEBAMS promove treinamento que será ministrado pela Responsável Técnica, Enfermeira Janaína Sanson, no período de 04 a 13 de Julho, em que todos os colaboradores da instituição – assistência, operacional e administrativo – serão capacitados para garantir a segurança dos paciente.
Eventos adversos
Os protocolos visam orientar os profissionais da área da saúde na ampliação da segurança do paciente nos serviços de saúde. Além deles, o Hospital Ibiapaba/CEBAMS possui o Núcleo de Segurança do Paciente resopnsável pela notificação de eventos adversos associados à assistência, bem como para proposição de medidas de ampliação da segurança dos pacientes em serviços de saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), evento adverso é um incidente que resulta em dano não intencional decorrente da assistência e não relacionado à evolução natural da doença de base do paciente. No Brasil, o Ministério da Saúde, em parceria com a Anvisa, inseriu esse tema na agenda prioritária do sistema de saúde público e privado do país, por meio do lançamento, em abril de 2013, do Programa Nacional de Segurança do Paciente.