Implantação do Protocolo de Segurança do Paciente

Faça sua doação

O Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fiocruz publicaram, em definitivo, Os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente. São seis protocolos que fazem parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde públicos e privados através do desenvolvimento de uma das principais ações desse novo programa: os protocolos de segurança do paciente com foco nos problemas de maior incidência. 
01. Identificação do Paciente;
02. Prevenção de Úlcera por Pressão;
03. Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos;
04. Cirurgia Segura;
05. Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde;
06. Prevenção de Quedas.

O Hospital Ibiapaba/CEBAMS promove treinamento que será ministrado pela Responsável Técnica, Enfermeira Janaína Sanson, no período de 04 a 13 de Julho, em que todos os colaboradores da instituição – assistência, operacional e administrativo – serão capacitados para garantir a segurança dos paciente.

Eventos adversos

Os protocolos visam orientar os profissionais da área da saúde na ampliação da segurança do paciente nos serviços de saúde. Além deles, o Hospital Ibiapaba/CEBAMS possui o Núcleo de Segurança do Paciente resopnsável pela notificação de eventos adversos associados à assistência, bem como para proposição de medidas de ampliação da segurança dos pacientes em serviços de saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), evento adverso é um incidente que resulta em dano não intencional decorrente da assistência e não relacionado à evolução natural da doença de base do paciente. No Brasil, o Ministério da Saúde, em parceria com a Anvisa, inseriu esse tema na agenda prioritária do sistema de saúde público e privado do país, por meio do lançamento, em abril de 2013, do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de Farmacêutico Coordenador

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos de Farmacêutico Coordenador. Para o cargo,…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora