Hospital Ibiapaba CEBAMS segue Código Azul com eficácia

Faça sua doação

Você sabe o que é o Código Azul? Nos hospitais, esse protocolo tem o objetivo de prestar atendimento imediato aos pacientes com suspeita de parada cardiorrespiratória (PCR), que é a interrupção súbita e brusca da circulação sistêmica e/ou da respiração. O Código Azul visa tornar mais rápido e organizado o atendimento prestado, aumentando assim as chances de sucesso nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), possibilitando melhorar a sobrevida e os danos ao cliente. Além disso,reduz o estresse e o desgaste dos profissionais encarregados desta função.

Segundo a Coordenadora da Gestão da Clínica e idealizadora do Código Azul, Enfermeira Luyara Aparecida Aprigio, o protocolo foi elaborado no segundo semestre de 2017 e implementado no segundo semestre de 2018, tendo a aprovação das médicas coordenadoras da emergências, da diretoria técnica, da Responsável Técnica da Enfermagem e da Coordenação do SCIH:

“Esse prazo foi crucial para a aquisição de recursos necessários para padronização dos carrinhos de emergência dos setores elegíveis para o protocolo, organização de treinamentos teóricos e práticos, os quais passaram por treinamento todos os colaboradores da instituição, pois na etapa de acionamento do código azul, todos os colaboradores (independente da área de atuação e após terem sido treinados) poderão acionar o código através do ramal específico”, completou.

Os treinamentos para os setores administrativos e de apoio tiveram duração de 30 minutos para o entendimento da metodologia do protocolo e o papel de cada profissional envolvido, e, para os colaboradores da enfermagem, 2h30. Estes colaboradores tiveram treimanentos enfatizando desde a detecção da PCR, acionamento da equipe e início imediato das compressões torácicas de forma teórica e prática, baseados na cadeia de sobrevivência da PCR intra hospitalar, conforme diretrizes da American Heart Association (AHA).

Resultados efetivos

Segundo Luyara, o Código Azul já apresenta resultados efetivos, não só com pacientes, mas também entre pessoas circulantes. Um visitante da instituição apresentou mal-súbito em fevereiro deste ano:

“Este visitante teve mal-súbito na instituição e foi prontamente atendido pela equipe de enfermagem que acionou o Código Azul conforme as diretrizes institucionais (paciente com padrão respiratório ineficaz). O visitante tornou-se paciente e recebeu os cuidados necessários para seu atendimento imediato. Ele foi transportado para emergência, estabilizado e diagnosticado com rebaixamento do nível de consciência causada por uma crise convulsiva. Este quadro o levou a uma broncoaspiração e, consequentemente a pneumonia aspirativa, choque séptico e insuficiência respiratória aguda. Após receber todo o tratamento adequado, foi transferido ao CTI, onde ficou internado, e recebeu alta dias depois, estando estável e lúcido”.

Mais matérias para você ler

Equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Pioneiro na região na implantação em seus processos dos conceitos da Medicina Hospitalar, o Hospital…

Leia agora

Dia do Médico 2025

Em uma ação especial pelo Dia do Médico (18/10) – em homenagem ao Corpo Clínico…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para cargo de Técnico em Contabilidade

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para Técnico em Contabilidade. É Obrigatório que…

Leia agora