Como será o Hospital Ibiapaba CEBAMS dos próximos anos? Esse foi o tema central do Seminário Hospital do Futuro, realizado no dia 13 de julho no auditório do Master Plaza Hotel, em Barbacena. O evento reuniu dezenas de médicos, gestores e parceiros que passaram a manhã debatendo novidades e perspectivas da gestão hospitalar.
A primeira atividade da manhã foi com o Dr. Renato Couto, do Grupo IAG Saúde. Médico, presidente do Grupo IAG Saúde, autor de diversos livros de gestão em saúde e cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil, Couto apresentou a palestra “DRG – tecnologia e novas formas de remuneração”. Na palestra, ele explicou como funciona o Grupo de Diagnósticos Relacionados (DRG), metodologia que melhora a assistência em saúde, controlando desperdícios e aumentando a experiência do paciente.
Em seguida o Dr. Fabrício Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), médico hospitalista e CMO da empresa Eficiência Hospitalista, apresentou a palestra “Medicina Hospitalar e Comanejo: um olhar para a eficiência assistencial”. Na palestra, Fonseca apresentou dados e insights para uma melhor assistência à saúde em hospitais, com foco na redução de desperdícios.
A terceira atividade do dia foi a mesa redonda “Hospital Ibiapaba CEBAMS Rumo aos 60 Anos: transformações e perspectivas”. Mediada por Edson Brandão, a mesa teve a participação do Diretor Financeiro do CEBAMS, Dr. Maurício José da Silva Júnior, do Diretor Técnico e Superintendente Assistencial do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Antônio José Fonseca de Paula, da Secretária de Saúde de Barbacena, Sinara Campos, e Daniel Ramalho, diretor do SIMACRA. Também fizeram o uso da palavra durante a mesa o Diretor Clínico do Hospital, Dr. Mauro Pissolati, o Superintendente Administrativo-Financeiro, Leandro Miranda, e o consultor Paulo Mrad.
Na mesa, o Dr. Antônio Fonseca falou a respeito da relação entre desfecho e valor. Já o Dr. Maurício Silva fez um balanço da gestão do CEBAMS nos últimos anos e apresentou ao público o Plano Diretor do Hospital Ibiapaba CEBAMS, que prevê expansão física, melhor configuração de instalação dos setores e mais aproveitamento da área construída.
Construindo o futuro no presente
Diversos participantes comentaram a importância do seminário para direcionar a construção do futuro do Hospital Ibiapaba CEBAMS. Para o Dr. Maurício Silva, o Seminário mostrou que o Hospital Ibiapaba CEBAMS vem se estruturando para o futuro:
“A ideia do Seminário foi discutir o cenário da saúde e do Hospital para o futuro. Foi possível observar, pelas palestras e dados apresentados, que o Hospital Ibiapaba CEBAMS se estrutura de forma bastante assertiva para o futuro, evoluindo seus processos para os conceitos mais modernos existentes”.
A Gerente Administrativa do Hospital, Valéria Tanus, observou que as ações implementadas permitirão o crescimento da assistência à população abrangida pelo Hospital:
“O Seminário Hospital do Futuro foi um evento em que a Diretoria do Hospital Ibiapaba CEBAMS apresentou seus projetos de gestão, estruturais e assistenciais, demonstrando, de maneira robusta e objetiva sua visão do futuro. O público presente conheceu as ações implementadas, cujos resultados viabilizarão o crescimento da oferta assistencial à população, não somente de Barbacena, mas de toda a região abrangida por suas referências”.
Segundo o Dr. Fabrício Fonseca, o evento permitiu discutir estratégias que geram sustentabilidade aos hospitais:
“Foi um ótimo evento, que permitiu discutir estratégias para um hospital mais sustentável. Os participantes puderam conhecer a medicina hospitalar e observar, com números e exemplos, como é possível reduzir desperdícios e oferecer assistência de qualidade”.
Para a enfermeira Karen Duarte, da empresa Eficiência Hospitalista, os resultados desse modelo de medicina serão sentidos em breve pelos pacientes do Hospital Ibiapaba CEBAMS:
“O modelo de medicina hospitalar prevê maior participação da equipe multidisciplinar no cuidado do paciente. No contexto atual da saúde na região, onde o Hospital Ibiapaba CEBAMS é peça fundamental, gera integração das diferentes áreas, maior valor no cuidado e melhor assistência aos pacientes. Em breve, os pacientes do Hospital poderão observar na prática os resultados desse modelo”.





