Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza procedimento inédito na Hemodinâmica

Faça sua doação

No dia 08/08 a Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS realizou seu primeiro procedimento cirúrgico. Trata-se de uma correção endovascular de aneurisma de aorta abdominal. A cirurgia foi liderada pelo cirurgião vascular Flávio Martins (na primeira foto, à direita), que teve em sua equipe os cirurgiões Renato Gontijo (ao lado do Dr. Flávio), Ricardo Procópio, do Hospital das Clínicas da UFMG, e o médico Gabriel Martins (primeiro à esquerda). É a primeira vez que o procedimento é realizado no Hospital e na cidade. De acordo com o Dr. Procópio, a cada 10 casos de aneurisma de aorta abdominal, o índice de mortalidade é de 90%.

Segundo o cirurgião Flávio Martins, a pessoa submetida à cirurgia realizou uma consulta de rotina com o profissional e, após um exame, foi detectada a necessidade da intervenção cirúrgica. Para a realização, seria necessário o know-how da Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS, que possui os equipamentos necessários para o procedimento, além do suporte do cirurgião Ricardo Procópio, que treinou a equipe pioneira de Barbacena.

“Barbacena e toda a população da região ganham muito com essa tecnologia, porque ela é inédita, de ponta, minimamente invasiva e pode corrigir essa patologia que pode ser fatal. Com essa tecnologia, o Hospital Ibiapaba CEBAMS se coloca na vanguarda na medicina de referência e especializada da região”, completou.

Para quem é indicada a cirurgia?

De acordo com o cirurgião Ricardo Procópio, do Hospital das Clínicas da UFMG, que participou da cirurgia, o procedimento é indicado para pacientes que possuam aneurisma de aorta entre 5 a 5,5cm. Como a cirurgia é minimamente invasiva, o tempo de recuperação é menor. A indicação da cirurgia deve ser feita pelo médico.

Prevenção

Segundo o cirurgião vascular Renato Gontijo, a prevenção ao risco de aneurisma começa na juventude:

“A pessoa deve evitar o fumo, o sedentarismo e a obesidade. Além disso, é necessário que a pessoa pratique atividades físicas regulares”.

O que é o aneurisma de aorta abdominal?

O aneurisma é uma dilatação dos vasos sanguíneos. Segundo o Dr. Procópio, quando os vasos se dilatam muito, eles podem se romper, levando a uma hemorragia grave e podendo causar a morte da pessoa. Um aneurisma de aorta abdominal é um abaulamento ou inchaço na parte da aorta que passa pelo abdômen. Com uma pequena incisão na virilha, é possível realizar a cirurgia que foi feita recentemente no Hospital Ibiapaba CEBAMS.

Mais matérias para você ler

Corrida do Coração 2025 leva emoção e saúde para ruas de Barbacena

Com cerca de 220 corredores de todas idades e vindos de Barbacena e região, a…

Leia agora

CENTRO ONCOLÓGICO DO HOSPITAL IBIAPABA CEBAMS

Pronunciamento oficial do Diretor-presidente do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, CEBAMS, Dr. Osmara…

Leia agora

Inauguradas as novas instalações do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS

Foi na manhã dessa sexta-feira, dia 5 de dezembro, a solenidade de entrega das obras…

Leia agora