Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza procedimento inédito na Hemodinâmica

Faça sua doação

No dia 08/08 a Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS realizou seu primeiro procedimento cirúrgico. Trata-se de uma correção endovascular de aneurisma de aorta abdominal. A cirurgia foi liderada pelo cirurgião vascular Flávio Martins (na primeira foto, à direita), que teve em sua equipe os cirurgiões Renato Gontijo (ao lado do Dr. Flávio), Ricardo Procópio, do Hospital das Clínicas da UFMG, e o médico Gabriel Martins (primeiro à esquerda). É a primeira vez que o procedimento é realizado no Hospital e na cidade. De acordo com o Dr. Procópio, a cada 10 casos de aneurisma de aorta abdominal, o índice de mortalidade é de 90%.

Segundo o cirurgião Flávio Martins, a pessoa submetida à cirurgia realizou uma consulta de rotina com o profissional e, após um exame, foi detectada a necessidade da intervenção cirúrgica. Para a realização, seria necessário o know-how da Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS, que possui os equipamentos necessários para o procedimento, além do suporte do cirurgião Ricardo Procópio, que treinou a equipe pioneira de Barbacena.

“Barbacena e toda a população da região ganham muito com essa tecnologia, porque ela é inédita, de ponta, minimamente invasiva e pode corrigir essa patologia que pode ser fatal. Com essa tecnologia, o Hospital Ibiapaba CEBAMS se coloca na vanguarda na medicina de referência e especializada da região”, completou.

Para quem é indicada a cirurgia?

De acordo com o cirurgião Ricardo Procópio, do Hospital das Clínicas da UFMG, que participou da cirurgia, o procedimento é indicado para pacientes que possuam aneurisma de aorta entre 5 a 5,5cm. Como a cirurgia é minimamente invasiva, o tempo de recuperação é menor. A indicação da cirurgia deve ser feita pelo médico.

Prevenção

Segundo o cirurgião vascular Renato Gontijo, a prevenção ao risco de aneurisma começa na juventude:

“A pessoa deve evitar o fumo, o sedentarismo e a obesidade. Além disso, é necessário que a pessoa pratique atividades físicas regulares”.

O que é o aneurisma de aorta abdominal?

O aneurisma é uma dilatação dos vasos sanguíneos. Segundo o Dr. Procópio, quando os vasos se dilatam muito, eles podem se romper, levando a uma hemorragia grave e podendo causar a morte da pessoa. Um aneurisma de aorta abdominal é um abaulamento ou inchaço na parte da aorta que passa pelo abdômen. Com uma pequena incisão na virilha, é possível realizar a cirurgia que foi feita recentemente no Hospital Ibiapaba CEBAMS.

Mais matérias para você ler

Equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Pioneiro na região na implantação em seus processos dos conceitos da Medicina Hospitalar, o Hospital…

Leia agora

Dia do Médico 2025

Em uma ação especial pelo Dia do Médico (18/10) – em homenagem ao Corpo Clínico…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para cargo de Técnico em Contabilidade

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para Técnico em Contabilidade. É Obrigatório que…

Leia agora