Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza procedimento inédito na cidade

Faça sua doação

Aconteceu no último dia 15/07 (segunda-feira), no Hospital Ibiapaba CEBAMS, um procedimento de Ablação de Fibrilação Atrial. Apesar de ser a arritmia mais prevalente na população, o procedimento desta semana é especial: foi a primeira vez na história de Barbacena em que foi utilizada a técnica PVAC para o tratamento da arritmia cardíaca, doença que pode trazer complicações e restrições à qualidade de vida do paciente. Esta técnica envolve um cateter circular, colocado no paciente de forma minimamente invasiva, permitindo o isolamento das veias pulmonares.

O procedimento foi realizado pelo Cardiologista e especialista em Eletrofisiologia Invasiva do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Henrique Telles Gontijo. A equipe contou com o auxílio dos Cardiologistas André de Oliveira Nésio e Daniel Furtado Vidigal, além do anestesiologista Lucius Lopes, que também fazem parte do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS.

Como esta foi a primeira vez que o procedimento foi realizado na cidade, a equipe foi orientada pelo Cardiologista e Especialista em Eletrofisiologia Invasiva, Fábio Dorfman, médico com ampla experiência no procedimento feito. O profissional atua nos hospitais Beneficência Portuguesa e InCor, de São Paulo.

Equipe realizando o procedimento

Cateter circular utilizado no procedimento: Imagem: SECOM/HIC

Parte da equipe que trabalhou no procedimento. Imagem: SECOM/HIC

Mais matérias para você ler

Equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Pioneiro na região na implantação em seus processos dos conceitos da Medicina Hospitalar, o Hospital…

Leia agora

Dia do Médico 2025

Em uma ação especial pelo Dia do Médico (18/10) – em homenagem ao Corpo Clínico…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para cargo de Técnico em Contabilidade

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para Técnico em Contabilidade. É Obrigatório que…

Leia agora