Depois da entrega do Serviço de Radioterapia, em 2022, considerado um salto na qualidade do atendimento aos pacientes oncológicos de Barbacena e outros 31 municípios da região, o Hospital Ibiapaba CEBAMS dá mais um passo importante na sua referência junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao entregar, nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, as instalações finalizadas do seu Centro Oncológico.
A nova estrutura física, que integrará os serviços de Quimioterapia e Radioterapia, após 16 meses de obras, entrega à população da cidade e região um espaço físico especialmente projetado para atender as necessidades dos pacientes oncológicos, com funcionalidade, conforto e resolutividade.
Segundo o diretor financeiro-administrativo do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Maurício José da Silva Júnior, a nova unidade foi construída dentro dos padrões mais modernos de edificações hospitalares e está de acordo com plano diretor que orienta a expansão física do Hospital Ibiapaba, que em 2027 celebrará 60 anos de fundação.
Com recursos oriundos de financiamento público, emendas parlamentares e outras fontes complementares, as obras seguiram em ritmo acelerado, desde o mês de setembro do ano passado, quando a primeira laje foi fundida.
Segundo Leandro Miranda, Superintendente Administrativo do hospital, foram cerca de 30 colaboradores diretos atuando na execução da obra, além de dezenas de técnicos e trabalhadores de empresas terceirizadas. No total, o novo edifício tem área útil de 850 metros quadrados, dois pavimentos ligados por elevador, dois postos de enfermagem, farmácia geral e farmácia de manipulação, seis consultórios, 34 acomodações para administração de medicamentos, sendo oito leitos e 26 cadeiras.
Para o atendimento ao público, o prédio tem amplas salas de recepção, sala de triagem, sala de estudos, 12 banheiros, varanda e um espaço especial reservado para a organização da sociedade civil, que é a Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer e seus Familiares (APPC). A entidade surgiu dentro do serviço de oncologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, há 20 anos e dá suporte social e emocional aos pacientes oncológicos e seus familiares.
Um serviço pioneiro na região
O Dr. Antônio Carlos Jorge Miziara, fundador do serviço oncológico, nos anos de 1990, e atual coordenador, relata que o setor começou com poucos leitos e foi crescendo gradativamente. Hoje, a Oncologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS abrange as microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, beneficiando meio milhão de pessoas. Segundo dados recentes, cerca de 970 pacientes estão em atendimento, oriundos de Barbacena e outros municípios. Para a linha de cuidados oncológicos, além do atenção ambulatorial, estruturas complementares como unidade de internação, Centro Cirúrgico e Centro de Terapia Intensiva estão disponíveis integralmente para o paciente. O corpo clínico é composto por cinco médicos oncologistas, três hematologistas, física médica, e equipe multidisciplinar, com farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social. Ao longo do último ano, mais de 8.500 sessões de quimioterapia e radioterapia e ainda, 5.500 hormonioterapias foram realizadas na instituição.



