2017 marca uma data importante para a história do Hospital Ibiapaba/CEBAMS, de Barbacena. No dia 30 de abril deste ano, a instituição completa 50 anos, mantendo-se como referência nos tratamentos cardíaco e oncológico da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.
Com ampliações previstas para o final deste ano, o número de leitos do Hospital deve chegar a quase 160. Em 1967, esse número era de 60. Segundo o médico Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, diretor da instituição, a ampliação de leitos continua no início de 2017.
“Logo no início do ano entregaremos à comunidade 10 novos leitos de UTI e cinco leitos da Unidade de Cuidados Intermediários. Além disso, iniciamos nossa grande obra que é a implantação da Radioterapia, tão aguardada por todos”, disse.
O futuro está próximo
Atualmente, o Hospital prepara sua estrutura para realizar o atendimento de radioterapia. Para o sistema de saúde de Minas Gerais, esta obra é muito importante, já que diminui o número de atendimentos para pessoas da Região Ampliada Centro-Sul em Belo Horizonte e Juiz de Fora. Para Barbacena, a importância vai além, já que o atendimento de quimioterapia na cidade é feito pelo Ibiapaba/CEBAMS e, com a radioterapia no local, o tratamento do câncer tende a melhorar e ficar mais humanizado. Como o paciente oncológico já está cansado por conta da doença, os deslocamentos a outras cidades para complementação do tratamento costumam ser feitos com grande sofrimento e angústia. A existência da radioterapia em Barbacena ajudará a reduzir esse sofrimento.
Para Oliveira, a radioterapia reforça os compromissos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS com os pacientes:
“Nestes 50 anos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS, reafirmamos nosso compromisso de tratar nossos pacientes com dignidade, segurança, experiência, humanidade e com o melhor que a tecnologia possa oferecer”, completou.
Qualidade e atendimento
O Hospital Ibiapaba/CEBAMS obteve no fim de 2016 a certificação ISO 9001-2015, sendo a única instituição de toda a região a consegui-la, o que dá garantia de qualidade aos atendimentos à população e comprova que o Hospital está em sintonia com os padrões de medicina mais avançados do mundo.
Essa qualidade pode ser sentida por cerca de 780 mil pessoas da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul, já que o Hospital atende por planos de saúde, particulares e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Só pelo SUS, o Ibiapaba/CEBAMS realiza 70% de seu atendimento anual. Ainda pelo SUS, o Ibiapaba/CEBAMS é referência na Alta Complexidade em Cardiologia e Oncologia da Região Ampliada de Saúde Centro Sul, composta por 51 municípios. Para pacientes de planos de saúde e particulares, o Hospital Ibiapaba/CEBAMS é referência para internações clínicas e cirúrgicas em diversas especialidades médicas.
Escavadeira trabalha na área do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba/CEBAMS. Imagem: Ricardo Rios/Hospital Ibiapaba CEBAMS
Fachada do Hospital Ibiapaba/CEBAMS. Imagem: Ricardo Rios/Hospital Ibiapaba CEBAMS