HOSPITAL IBIAPABA/CEBAMS 45 anos: tradição em constante evolução

Faça sua doação

O Hospital Ibiapaba, teve sua Assembleia Geral de Constituição realizada em 29 de fevereiro de 1964, por um grupo de médicos que lançou ações ao público em geral no município de Barbacena. O hospital entrou em funcionamento, após três anos de obras, no dia 30 de abril de 1967. Inicialmente constituído por um bloco com 60 leitos e uma área construída de 3 mil metros quadrados, o Hospital Ibiapaba foi pioneiro em transplantes e cirurgias cardíacas na região. Ao longo do tempo, a instituição construiu uma imagem positiva junto à comunidade e foi reunindo um Corpo Clínico de elevado padrão técnico. Já nos anos 90, o hospital teve suas instalações ampliadas com mais dois blocos, chegando a disponibilizar 115 leitos. Porém, com as transformações e dificuldades próprias do setor da saúde, a empresa entrou em séria crise financeira e gerencial, sendo que em julho de 2007, através de contrato de arrendamento, sua administração passou a ser realizada pelo CEBAMS, Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1985.
Hoje o Hospital Ibiapaba/CEBAMS mantém o atendimento a particulares e convênios, mas atua principalmente como referência de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde, em oncologia e cardiologia. Desde 1992, pacientes portadores de câncer recebem o tratamento de quimioterapia, serviço que atinge mais de 20 cidades da região, com média de 500 pacientes atendidos a cada mês. Em 05 de outubro de 2005, foi publicada a Portaria do Ministério da Saúde que credenciou junto ao SUS a Unidade de Alta Complexidade Cardiológica do Hospital Ibiapaba como referência macrorregional, atingindo assim,  uma população estimada em 750 mil pessoas vindas de 51 cidades da região centro-sul de Minas Gerais.
O Ambulatório de Especialidades do CEBAMS realiza anualmente cerca de 20 mil atendimentos gratuitos entre consultas médicas e terapias. Esta estrutura conta com 07 consultórios onde cerca de 22 profissionais de saúde, entre médicos especialistas, terapeutas e auxiliares de enfermagem, além da equipe de recepção e marcação de consultas realizam  em média 1800 atendimentos mensais . A marcação dos atendimentos e encaminhamentos são feitos pelas Unidades Básicas de Saúde, da Prefeitura Municipal.
Recentemente, além de integrar a Rede de Urgência e Emergência do SAMU Regional, o Hospital Ibiapaba/CEBAMS está mantendo um Curso de Especialização, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e que formará em dois anos seis novos cardiologistas para atuarem em Barbacena e região.
Em sua atual configuração, o Hospital Ibiapaba/CEBAMS conta com 115 leitos, mantém 411 empregos diretos, gera mais de 300 empregos indiretos com seus terceirizados, e agrega um corpo clínico de 180 médicos, das mais diversas especialidades. Além disso, oferece dezenas de vagas de estágio nas áreas assistenciais, emprega nove adolescentes aprendizes, no Programa Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho e por seu conceituado padrão de atendimento e abrangência, constituiu-se em uma das maiores instituições de saúde das Vertentes e Zona da Mata.

Foram os fundadores do Hospital Ibiapaba S.A:

Dr. Gutemberg Fonseca, Dr.Francisco Figueiredo Abranches, Dr. Antônio Geraldo Rocha Filho, Dr. Júlio Fagundes Vargas, Dr. Ibrahim Camilo Ede, Dr. José Sette Pinheiro, Dr. Homero Goyatá Filho, Dr. Eloy Dutra Câmara, Dr. Moacyr Salim, Dr. João Fonseca, Dr. Maurício José da Silva e Dr. Adahilton Campos Belo.

Mais matérias para você ler

Colaboradora do Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe homenagem especial pelos 40 anos de serviço

Durante as homenagens de tempo de casa a 63 colaboradores do Hospital Ibiapaba CEBAMS em…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para duas oportunidades

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para duas oportunidades profissionais: copeiro de hospital…

Leia agora

Fim do ano é marcado por solidariedade e doações no Hospital Ibiapaba CEBAMS

O mês de dezembro foi marcado pela solidariedade no Hospital Ibiapaba CEBAMS. Ao longo do…

Leia agora