Estudo Eletrofisiológico e ablação por rádio frequência

Faça sua doação

Ibiapaba/CEBAMS passa a realizar procedimento capaz de diagnosticar e tratar arritmia cardíaca

O Hospital Ibiapaba/CEBAMS passa a realizar o estudo eletrofisiológico – procedimento capaz de diagnosticar e tratar a arritmia cardíaca. O primeiro estudo ocorreu no dia 20 de Novembro pelo médico cardiologista e eletrofisiologista clínico, Dr. Henrique Telles Gontijo. utilizando equipamento especial que armazena os sinais elétricos e estimula artificialmente o coração, sendo o primeiro estudo realizado em Barbacena e na região.
“O estudo eletrofisiológico é um exame demorado e bem especializado e que oferece a possibilidade de cura. Temos a redução de mortalidade, aumento da qualidade de vida e menos idas ao consultório médico”, afirma o Dr. Henrique Telles.
O estudo eletrofisiológico consiste na realização EEI com o intuito de identificar a arritmia e localizar o circuito, com a finalidade de avaliar arritmias malignas que podem levar à morte súbita. Após a identificação do circuito é realizada a ablação, que é a cauterização deste mecanismo interrompendo assim a arritmia, fazendo com que ela não mais apareça.
O Hospital Ibiapaba/CEBAMS fica na vanguarda do atendimento de arritmia, tanto do diagnóstico como tratamento, com de um serviço de última geração para o tratamento de pacientes com queixa de palpitações, seguidos de sinais e sintomas de baixo débito cardíaco.
De acordo com o Diretor Técnico, Dr. Paulo José Gonçalves de Souza, “a realização do estudo eletrofisiológico e do tratamento da arritmia é inédito no Hospital Ibiapaba/CEBAMS, o que mostra a mudança na estrutura e tecnológica da instituição que está acontecendo em todas as áreas e a equipe do Dr. Henrique Telles veio para acrescentar e contribuir para essa transformação”.

O ESTUDO

O exame é realizado em duas etapas.

Na primeira etapa é realizado EEI com o intuito de identificação da arritmia e da locaolização do circuito, e tem como finalidade avaliar arritmias malignas que podem levar a morte súbita.

Na segunda etapa, uma vez identificado o circuito é realizada a ablação, ou seja, cauterização deste mecanismo interrompendo assim a arritmia, fazendo com que ela não mais apareça. O procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar e com equipe devidamente treinada.

RESPONSÁVEL

Dr. Henrique Telles Gontijo é especialista em Cardiologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, especialista em Eletrofisiologia Clínica Invasiva pelo SOBRAC da Sociedade Brasileira de Cardiologia, é coordenador da Especialização em Arritmia Cardíaca do Hospital da Beneficência Portuguesa (SP) e preceptor no Curso de Especialização e Residência Médica em Cardiologia do Hospital Ibiapaba/CEBAMS.

Mais matérias para você ler

Equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Pioneiro na região na implantação em seus processos dos conceitos da Medicina Hospitalar, o Hospital…

Leia agora

Dia do Médico 2025

Em uma ação especial pelo Dia do Médico (18/10) – em homenagem ao Corpo Clínico…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para cargo de Técnico em Contabilidade

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para Técnico em Contabilidade. É Obrigatório que…

Leia agora