Equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Faça sua doação

Pioneiro na região na implantação em seus processos dos conceitos da Medicina Hospitalar, o Hospital Ibiapaba CEBAMS teve um trabalho de pesquisa aprovado no maior congresso de Medicina Hospitalar do Brasil. O Sexto Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar, que abriga ainda o Segundo Congresso Mineiro de Medicina Hospitalar, está acontecendo em Belo Horizonte até nesta sexta-feira ( 24/10) e está cumprindo a promessa de ser um marco importante para médicos, enfermeiros, gestores e outros profissionais de saúde para o debate de inovações e avanços que impactam diretamente na qualidade de atendimento e experiência do paciente internado. O evento, que reúne grandes palestrantes, incluindo representantes da prestigiada Mayo Clinic debateu, desde a última quarta-feira, temas de impacto, como cuidados clínicos, otimização de serviços de saúde, tecnologias emergentes, manejo de doenças complexas, ética médica e humanização do cuidado. A promotora a do Congresso é a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar, surgida em 2007, e voltada para congregar médicos hospitalistas em torno de um grande objetivo: promover a melhora assistencial e segurança ao paciente e, ao mesmo tempo, otimizar recursos e aplicar modelos de gestão eficientes nos núcleos hospitalares.

Trabalho aprovado

“Benefícios do comanejo entre medicina hospitalista e cirurgia vascular em um centro de referência em alta complexidade,” este é o tema da pesquisa feita no Hospital Ibiapaba CEBAMS e aprovada para apresentação no Congresso Brasileiro. O trabalho foi realizado a partir dos indicadores aferidos no serviço de Cardiologia de Alta Complixidade do CEBAMS e compilados e analisados pelas Enfermeiras Shirley Costa Braz, Lilian Discaciati Guimarães e as médicas cardiologistas Ana Raquel Damasceno Lopes e Marceli Faraj. Na conclusão, foram evidenciados muitos beneficios na parte clínica com redução de complicações e no tempo de internação. Segundo a pesquisa, a experiência positiva na Cardiologia sugere que o modelo colaborativo pode ser aplicado em outras especialidades, atingindo bons níveis de qualidade e eficiência do cuidado hospitalar.

Segundo a Dra. Ana Raquel, coordenadora do Serviço de Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, a adoção da Medicina Hospitalista na estrutura do Hospital Ibiapaba CEBAMS tem sido “uma mudança de paradigmas para a instituição, que está conseguindo aumento de qualidade e resolutividade para os pacientes, enquanto otimiza o uso insumos, recursos e dá mais segurança e suporte para as equipes atuantes.” Sobre a participação no Congresso, e ainda com a apresentação de um caso de sucesso, as representantes Hospital Ibiapaba CEBAMS ressaltam que, além de firmar a posição como um serviço de excelência regional, nossa instituição sinaliza que está se consolidando como um centro de produção de conhecimento e formação profissional, introduzindo na região importantes inovações técnicas e gerenciais.

Enfermeiras Shirley Costa Braz e Lilian Discaciati Guimarães e a médica cardiologista Ana Raquel Damasceno Lopes, presentes no Sexto Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Mais matérias para você ler

Dia do Médico 2025

Em uma ação especial pelo Dia do Médico (18/10) – em homenagem ao Corpo Clínico…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para cargo de Técnico em Contabilidade

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para Técnico em Contabilidade. É Obrigatório que…

Leia agora