Nesta quarta-feira (26/04) celebra-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A pressão alta, como é popularmente conhecida, afeta mais de 30 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Só no ano de 2015 em Barbacena,11541 pessoas eram hipertensas, de acordo com a SESAPS da cidade Esse número corresponde a quase 10% da população de Barbacena.
Em Minas Gerais, um estudo da Fundação João Pinheiro revelou que a hipertensão é a doença crônica que mais acomete a população do estado (15,5%) e as mulheres são a maioria das pacientes.
Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso.
Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas. Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante. A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), através da campanha “Eu Sou 12 Por 8”, traz algumas dicas sobre prevenção e tratamento da hipertensão. Confira:
- Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
- Pratique atividades físicas todos os dias.
- Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
- Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
- Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.
- Abandone o cigarro.
- Nunca pare o tratamento, é para a vida toda
- Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
- Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
- Ame e seja amado.