Hoje, dia 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer e a data é uma ocasião para a reflexão quanto à prevenção e o diagnóstico precoce, dois fatores principais para se evitar e tratar a doença com chances reais de cura. O Dia Mundial do Câncer foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A Dra. Lívia Machado, da equipe de Oncologistas do Hospital Ibiapaba CEBAMS, que atende pacientes do SUS de Barbacena e outras 20 cidades da região, destaca que manter hábitos de vida saudáveis e buscar rapidamente diagnóstico, em casos de suspeita da doença são fatores que melhoram todos os prognósticos da doença que só no ano de 2020, registrou mais de 600 casos novos na cidade e região. A informação é essencial. Se a população tem informação sobre quais os exames de rastreamento estão disponíveis e indicados, de acordo com a idade, elas terão um diagnóstico precoce, que está diretamente relacionado a melhores taxas de cura e maior qualidade de vida dos pacientes”, explica a Dra. Livia.
Segundo a especialista, existem três passos básicos para o enfrentamento do câncer:
“O primeiro é procurar informação. Essa informação pode ser encontrada junto a especialistas, imprensa e sites confiáveis. Outro lugar importante para buscar informação é a Unidade Básica de Saúde do bairro. A UBS dispõe de médico, enfermeiro e toda equipe de saúde que foi preparada e formada pra esclarecer dúvidas. O segundo passo é realizar seus exames de rotina, com avaliação médica anual. Assim o médico vai perceber se está na hora de fazer algum exame e vai proporcionar atenção global a esse paciente. O terceiro passo é manter melhores hábitos de vida. O tabagismo, por exemplo, está diretamente relacionado a inúmeros tipos de tumor. O sedentarismo e a obesidade também prejudicam a saúde de modo geral”.
No Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 prevê que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O cálculo global corrigido para o sub-registro sugere a ocorrência de 685 mil casos novos. No caso de Barbacena e região, todos os números são gerados pelo RHC- Registro Hospitalar de Câncer, do Hospital Ibiapaba CEBAMS, e em 2020 foram atendidos 656 novos casos. Os números de 2021, ainda não estão consolidados.
A oncologista Lívia Machado. Imagem: Divulgação