Corrida do Coração 2018: idosos têm benefícios na saúde ao praticar esportes

Faça sua doação

A grande festa do esporte barbacenense está chegando! No dia 16 de dezembro, acontece a Corrida do Coração pelas ruas de Barbacena. Realizada pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS e apresentada pela VitaCuore Cardiologia e Geriatria, a corrida de rua terá 6 quilômetros de extensão e será feita em parceria com a ASCORB.

As inscrições custam R$ 30 e, no dia da corrida, os competidores deverão levar uma caixa de leite longa vida, que será doada à APPC. O trajeto sairá da Rua Bahia e percorrerá as principais ruas do centro de Barbacena. Para fazer a inscrição, basta acessar o site do Hospital Ibiapaba CEBAMS, o www.ibiapaba.com.br, ou o www.corridao.com.br

Neste ano, a Corrida tem o apoio da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e faz parte da campanha nacional “Coração Na Batida Certa”.

Esporte é benéfico para idosos, garantem especialistas

A Corrida do Coração será uma festa para todas as faixas etárias. E os idosos não ficam de fora! Existem premiações para duas faixas etárias específicas deste público: 65 a 69 anos e acima de 70 anos, nas categorias feminina e masculina. Segundo os médicos Henrique Gontijo e Maria Cristina Gontijo, da VitaCuore Cardiologia e Geriatria, o esporte traz benefícios à saúde dos idosos:

“A importância da atividade física e até mesmo a esportiva na melhor idade está relacionada com a prevenção de doenças cardiovasculares como Infarto Agudo do Miocárdio, Hipertensão arterial, dislipidemia e obesidade. A prática da atividade assistida e direcionada pro idoso o possibilita um controle muito mais eficaz dessas doenças e uma redução do número de medicações. A atividade também tem o poder de manter uma estrutura ósseo articular mais saudável, mantém um melhor tônus muscular diminuindo os riscos de quedas e fraturas”.


Os especialistas também pontuam que a atividade física também traz benefícios psicológicos ao idoso: “A prática de exercícios liberam hormônios que diminuem os riscos de depressão, deixando os dias mais leves e felizes”, completaram.

Porém, é importante que, antes de iniciar uma atividade física, o idoso faça acompanhamento médico para verificar a saúde do coração e quais os melhores exercícios a serem feitos.

Sobre a Corrida do Coração

A Corrida do Coração é uma realização do Hospital Ibiapaba CEBAMS e da ASCORB, e é apresentada por Vitacuore Cardiologia e Geriatria. A prova possui patrocínio master da SPData, NEC Excelência em Cardiologia, Silk’s Color e Residencial Santa Helena, da HO Construtora. A prova tem o apoio de Net-Rosas Telecom, TV Integração – Afiliada Globo, Globo Esporte.com Zona da Mata, Célula Gestão de Documentos, Barbacena Shopping, SEMTRA, Jornal Expresso e TV Barbacena. O evento possui apoio institucional da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e faz parte da campanha nacional Coração na Batida Certa, promovida pela entidade.

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de Farmacêutico Coordenador

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos de Farmacêutico Coordenador. Para o cargo,…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora