O ambiente hospitalar é o lugar para a busca da saúde e superação das doenças. Este trabalho exige muito conhecimento, foco e responsabilidade por parte dos profissionais de saúde, mas quase todos são unânimes em indicar que a parte emocional e espiritual muitas vezes é tão importante quanto procedimentos e protocolos de assistência. Em tempos de pandemia, onde todos que atuam na área de saúde precisam redobrar os cuidados, as orações têm sido um meio de renovar as forças para o trabalho diário.
De forma espontânea, um grupo de colaboradores de diversos setores do Hospital Ibiapaba CEBAMS tem se reunido todas as manhãs, durante a troca de plantões para fazerem orações coletivas.
Segundo Juliana Ramos, do Setor de Higienização e uma das participantes, “fazemos um momento de reflexão e pedimos a proteção a nossos pacientes, ao Corpo Clínico, a nós mesmos e a nossas famílias.” A reunião é ecumênica e aberta a todos que quiserem rezar juntos. “Não precisa ser da religião A ou B, basta ter fé!”, declara a colaboradora.
O Coordenador do Setor de Higienização, Wagner Teles, diz que esse é um ato de empatia e humanização:
“Nós, da equipe de higiene, sempre fomos muito unidos e mesmo nos momentos de fragilidade, nos fortalecemos por meio da fé. Neste momento de pandemia buscamos fortalecê-la ainda mais, pois enquanto profissionais de saúde precisamos estar fortes para auxiliar o próximo. Mais do que nunca, o mundo precisa colocar em prática atitudes de empatia e humanização em seus gestos, como esse”.