Primeiros socorros, quando aplicados com eficiência, significam a diferença entre vida e morte, recuperação rápida e hospitalização longa ou, invalidez temporária e invalidez permanente. O Hospital Ibiapaba/CEBAMS proporcionou dois dias de treinamento com a participação de 219 colaboradores das áreas administrativas e operacionais: conhecimento que pode salvar uma vida.
De acordo com a Federação Interna-cional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Também podem envolver o atendimento em casa quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou quando técnicos em emergência médica não chegam.
São procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados às vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, porém, não substituem o médico, a enfermeira ou a equipe técnica. Um dos principais funda-mentos dos primeiros socorros é a obten-ção de assistência médica em todos os casos de lesão grave. Os primeiros socor-ros devem ser prestados sempre que a vítima não tem condições de cuidar de si própria, recebendo um “primeiro atendi-mento” e logo em seguida deve-se acionar o atendimento especializado.
De acordo com a Técnica de Segurança do Trabalho do Hospital Ibiapaba/ CEBAMS, Hérika Nascimento, “agir corretamente durante um acidente, na maioria das vezes, é a diferença entre salvar vidas e evitar complicações futuras”. A partir dessa realidade e preocupada com a segurança de seus colaboradores, o Hospital Ibiapaba/CEBAMS, através do SESMT e daCIPA, promoveu um Treinamento de Primeiros Socorros, nos dias 5 e 6 de Junho, para todos os colaboradores das áreas administrativas e operacionais.
O treinamento foi realizado no auditório do CEBAMS, tendo sido ministrado pela Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do SAMU, a enfermeira Bruna Pereira da Silva .
“É importante que todo colaborador do CEBAMS tenha noção dos primeiros socorros. Com este treinamento os colaboradores das áreas administrativas e operacionais poderão contribuir muito, se for necessário prestar a atenção até que a equipe especializada chegue ao local”, explicou a Técnica de Segurança do Trabalho, Hérika Nascimento.