Avaliação da saúde ajuda a prevenir hipertensão

Faça sua doação

Hoje, 26 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Silenciosa, a doença provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força para impulsioná-lo por todo organismo e depois recebê-lo de volta.

A doença atinge um quarto de toda a população brasileira, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde. Ela também é responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país. Além destes dados alarmantes, outra informação preocupa: 50% dos hipertensos no Brasil ainda não sabem que têm o problema.  

Prevenir e controlar os índices de hipertensão é de suma importância, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, os problemas cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no Brasil.

Segundo o médico cardiologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Henrique Telles Gontijo, a pandemia de COVID-19 desenvolveu hipertensão em algumas pessoas devido aos maus hábitos de saúde desenvolvidos no período:

“Durante a pandemia, muitas pessoas pararam de cuidar da saúde. Com o retorno às atividades habituais, foi possível notar o aumento dos pacientes hipertensos. Isso se deve muito às restrições de atividades durante a pandemia, fazendo com que muitas pessoas ficassem mais sedentárias e abandonassem bons hábitos, como alimentação balanceada. Muitos passaram a ingerir uma quantidade maior de calorias, além de não se exercitarem mais”.

Com o retorno às atividades, o Dr. Henrique também observa que é necessária uma avaliação médica antes de voltar aos exercícios físicos, para que a pessoa entenda suas condições de saúde no pós-pandemia:

“As atividades físicas são importantes para a melhoria da saúde e controle da hipertensão. Mas, antes de começar, é muito importante fazer um check-up completo para entender as condições atuais do seu corpo e do seu coração. Com isso, o médico poderá indicar o ritmo ideal de exercícios e os cuidados necessários para manter boa saúde. A prevenção de doenças, como a hipertensão – que pode desencadear outras – começa com o cuidado. Um desses cuidados são exames em dia e acompanhamento especializado”.

O Dr. Henrique Gontijo. Imagem: Divulgação/HIC

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS faz cirurgias neurológicas minimamente invasivas

Uma das demandas mais antigas da população de Barbacena e região agora é realidade no…

Leia agora