Atitudes que fazem a diferença

Faça sua doação

O Hospital Ibiapaba/CEBAMS elabora cartilha com orientações para combater e prevenir a Hipertensão Arterial

Na semana que antecede o Dia Nacional de Prevenção e Combate da Hipertensão Arterial o Grupo de Trabalho de Humanização distribui cartilha da série “Dicas Saudáveis” para os colaboradores e visitantes do Hospital Ibiapaba/CEBAMS.

A Hipertensão Arterial é uma doência crônica – que não tem cura, mas pode ser controlada – e, por isso, é importante que homens e mulheres façam exames regulares para detectar como andam os batimentos cardíacos, porém, as causas devem ser estudadas, pois ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.

Na cartilha o leitor tem acesso às 10 dicas importantes para controlar a pressão arterial que poderão ser confiradas abaixo:

1)    MANTER O PESO IDEL: o sobrepeso aumenta e dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. “Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado” , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

2)    PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA: atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral. 

3)    REDUZIR O SAL: o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva. 

4)    EVITAR BEBIDAS ALCÓOLICAS: O álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação. 

5)    MANTER DIETAS SAUDÁVEIS: Gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros, ou seja, com menos gordura. 

6)    TOMAR OS MEDICAMENTOS CONFORME AS PRESCRIÇÕES MÉDICAS: se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais. 

7)    NÃO FUMAR: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental.

8)    EVITAR O ESTRESSE: ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina. 

9)    FAZER EXAMES PERIÓDICOS: avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz. 

10) AFERIR A PRESSÃO REGULARMENTE: no mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.

Mais matérias para você ler

Colaboradora do Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe homenagem especial pelos 40 anos de serviço

Durante as homenagens de tempo de casa a 63 colaboradores do Hospital Ibiapaba CEBAMS em…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para duas oportunidades

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para duas oportunidades profissionais: copeiro de hospital…

Leia agora

Fim do ano é marcado por solidariedade e doações no Hospital Ibiapaba CEBAMS

O mês de dezembro foi marcado pela solidariedade no Hospital Ibiapaba CEBAMS. Ao longo do…

Leia agora