18 DE OUTUBRO: DIA DO MÉDICO

Faça sua doação

A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina. 

Os conceitos da medicina pouco avançaram depois dos gregos. Durante muito tempo os médicos recorriam à sangria como forma de cura para quase todas as doenças. Apenas no período do Renascimento é que os médicos buscaram explicar as doenças através de estudos científicos e testes de laboratório. 

No século XVII, William Harvey descobriu o sistema de circulação do sangue. Esta descoberta impulsionou os estudos na área. 

No século XIX, outra descoberta iria revolucionar a medicina. O microscópio acromático. Com esta invenção, Louis Pasteur conseguiu um enorme avanço para medicina, ao descobrir que as bactérias são as responsáveis por grande parte das doenças. 
 
Atualmente a medicina dispõe de inúmeras técnicas e tratamentos para os mais diversos tipos de doença. Pesquisas avançadas em genética, aliadas a tecnologia de ponta contribuem para que a medicina tenha cada vez mais sucesso em sua missão: salvar vidas.

Mas nada disso seria possível sem o médico. É ele quem identifica os sintomas, escolhe o tratamento e medicação mais indicada, aplica seu conhecimento na busca de uma melhor qualidade de vida para seus pacientes. O médico alivia a dor e o sofrimento, salva vidas, assim como as recebe.

Parabéns aos médicos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS!!

Parabéns a todos os médicos!!

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS faz cirurgias neurológicas minimamente invasivas

Uma das demandas mais antigas da população de Barbacena e região agora é realidade no…

Leia agora