A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.
Os conceitos da medicina pouco avançaram depois dos gregos. Durante muito tempo os médicos recorriam à sangria como forma de cura para quase todas as doenças. Apenas no período do Renascimento é que os médicos buscaram explicar as doenças através de estudos científicos e testes de laboratório.
No século XVII, William Harvey descobriu o sistema de circulação do sangue. Esta descoberta impulsionou os estudos na área.
No século XIX, outra descoberta iria revolucionar a medicina. O microscópio acromático. Com esta invenção, Louis Pasteur conseguiu um enorme avanço para medicina, ao descobrir que as bactérias são as responsáveis por grande parte das doenças.
Atualmente a medicina dispõe de inúmeras técnicas e tratamentos para os mais diversos tipos de doença. Pesquisas avançadas em genética, aliadas a tecnologia de ponta contribuem para que a medicina tenha cada vez mais sucesso em sua missão: salvar vidas.
Mas nada disso seria possível sem o médico. É ele quem identifica os sintomas, escolhe o tratamento e medicação mais indicada, aplica seu conhecimento na busca de uma melhor qualidade de vida para seus pacientes. O médico alivia a dor e o sofrimento, salva vidas, assim como as recebe.
Parabéns aos médicos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS!!
Parabéns a todos os médicos!!