Pioneiro na região na implantação em seus processos dos conceitos da Medicina Hospitalar, o Hospital Ibiapaba CEBAMS teve um trabalho de pesquisa aprovado no maior congresso de Medicina Hospitalar do Brasil. O Sexto Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar, que abriga ainda o Segundo Congresso Mineiro de Medicina Hospitalar, está acontecendo em Belo Horizonte até nesta sexta-feira ( 24/10) e está cumprindo a promessa de ser um marco importante para médicos, enfermeiros, gestores e outros profissionais de saúde para o debate de inovações e avanços que impactam diretamente na qualidade de atendimento e experiência do paciente internado. O evento, que reúne grandes palestrantes, incluindo representantes da prestigiada Mayo Clinic debateu, desde a última quarta-feira, temas de impacto, como cuidados clínicos, otimização de serviços de saúde, tecnologias emergentes, manejo de doenças complexas, ética médica e humanização do cuidado. A promotora a do Congresso é a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar, surgida em 2007, e voltada para congregar médicos hospitalistas em torno de um grande objetivo: promover a melhora assistencial e segurança ao paciente e, ao mesmo tempo, otimizar recursos e aplicar modelos de gestão eficientes nos núcleos hospitalares.
Trabalho aprovado
“Benefícios do comanejo entre medicina hospitalista e cirurgia vascular em um centro de referência em alta complexidade,” este é o tema da pesquisa feita no Hospital Ibiapaba CEBAMS e aprovada para apresentação no Congresso Brasileiro. O trabalho foi realizado a partir dos indicadores aferidos no serviço de Cardiologia de Alta Complixidade do CEBAMS e compilados e analisados pelas Enfermeiras Shirley Costa Braz, Lilian Discaciati Guimarães e as médicas cardiologistas Ana Raquel Damasceno Lopes e Marceli Faraj. Na conclusão, foram evidenciados muitos beneficios na parte clínica com redução de complicações e no tempo de internação. Segundo a pesquisa, a experiência positiva na Cardiologia sugere que o modelo colaborativo pode ser aplicado em outras especialidades, atingindo bons níveis de qualidade e eficiência do cuidado hospitalar.
Segundo a Dra. Ana Raquel, coordenadora do Serviço de Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, a adoção da Medicina Hospitalista na estrutura do Hospital Ibiapaba CEBAMS tem sido “uma mudança de paradigmas para a instituição, que está conseguindo aumento de qualidade e resolutividade para os pacientes, enquanto otimiza o uso insumos, recursos e dá mais segurança e suporte para as equipes atuantes.” Sobre a participação no Congresso, e ainda com a apresentação de um caso de sucesso, as representantes Hospital Ibiapaba CEBAMS ressaltam que, além de firmar a posição como um serviço de excelência regional, nossa instituição sinaliza que está se consolidando como um centro de produção de conhecimento e formação profissional, introduzindo na região importantes inovações técnicas e gerenciais.

Enfermeiras Shirley Costa Braz e Lilian Discaciati Guimarães e a médica cardiologista Ana Raquel Damasceno Lopes, presentes no Sexto Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar
