Descrição da Organização

O Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, também denominado CEBAMS é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. É composto por duas unidades: Plano de Assistência Médica e de Saúde denominado AMHISA SAÚDE e uma unidade hospitalar denominada Hospital Ibiapaba, com os seguintes serviços: pronto atendimento, ambulatório de especialidades, internação clínica e cirúrgica e as referências nos serviços de Cardiologia e Oncologia da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.

Data de instituição e histórico

O Hospital Ibiapaba S.A., teve sua Assembleia Geral de Constituição realizada em 29 de fevereiro de 1964, por um grupo de médicos que lançou ações ao público em geral no município de Barbacena, MG, sendo aberto ao público após três anos de obras, em 30 de abril de 1967.

Quem somos - Hospital Ibiapaba

Inicialmente constituído por um bloco com 60 leitos disponíveis e uma área construída de 3 mil metros quadrados, o Hospital Ibiapaba S.A. foi pioneiro em transplantes e cirurgias cardíacas na região. Ao longo do tempo, o hospital construiu uma imagem positiva junto à comunidade e foi, reunindo um Corpo Clínico de elevado padrão técnico. Já nos anos 90, o hospital teve suas instalações ampliadas com mais dois blocos, chegando a disponibilizar 115 leitos. Assim, o Hospital Ibiapaba constituiu-se em uma importante empresa privada prestadora de serviços de saúde. Em julho de 2007, como estratégia de sobrevivência, foi arrendado administrativamente e sua gestão passou a ser realizada pelo CEBAMS, Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, instituição filantrópica, com mais de 25 anos de existência.

Descrição do Negócio e Porte

Até a década de 90 o antigo Hospital Ibiapaba S.A, apesar do status de sociedade anônima, tinha uma característica familiar, onde o maior acionista, detendo franca maioria, construiu uma administração personalizada e intuitiva. Com o falecimento desse acionista majoritário, a gestão foi dividida entre seus filhos mas esvaiu-se em conflitos, até que em 2003 foi contratado um consultor externo para prosseguir a gestão da instituição. Tal fato foi marcado pelo insucesso dessa administração levando o Hospital Ibiapaba a contrair altas dívidas, colocando em risco sua continuidade. Foi então, que em 2004, nova administração foi contratada, através da empresa Lastro, Assessoria e Gestão Ltda., sendo proposta uma capitalização para viabilizar a empresa. Em 2005, um grupo de médicos do Corpo Clínico, além dos detentores de serviços terceirizados do Hospital, se reuniram e constituíram a empresa Medinvest Participações em Empresas Ltda., isto para comprarem as ações postas à venda para o aumento de capital, com o que passaram a deter o controle acionário do Hospital Ibiapaba S.A. A gestão passou a ser compartilhada entre a Lastro e um Conselho de Representantes da Medinvest, situação mantida até 2007, quando do arrendamento pelo CEBAMS. O Hospital Ibiapaba/CEBAMS atua como referência em alta complexidade, em oncologia, desde 1992, com o atendimento de mais de 400 pacientes/mês. Em 05 de outubro de 2005, foi publicada a Portaria do Ministério da Saúde que credenciou a Unidade de Alta Complexidade Cardiológica do Hospital Ibiapaba como referência macrorregional, atingindo uma população estimada em 750 mil pessoas em 51 cidades da região centro-sul de Minas Gerais. Atualmente, a área física do hospital é superior a 7.200 m2, com 115 leitos e 454 colaboradores diretos.

Diretrizes Organizacionais

O Hospital Ibiapaba/CEBAMS preocupa-se em oferecer um serviço de saúde com qualidade e por isso traça anualmente metas em seu planejamento estratégico para poder alcançar a satisfação de seus clientes. Entendemos como clientes todas as partes interessadas que de forma direta ou indiretamente se relacionam com nossos processos e buscam o mesmo objetivo comum.

As metas do Hospital Ibiapaba/CEBAMS são ancoradas nas seguintes diretrizes organizacionais:


Missão:

Prestar Serviços de Saúde com segurança, tecnologia, inovação e qualificação profissional, visando a satisfação das partes interessadas.


Visão:

Ser uma empresa sólida atendendo as partes interessadas, com uma gestão ancorada em processos de busca de qualidade e segurança, atuando como pólo de capacitação regional e consolidando-se como Centro de Referência em Alta Complexidade da Região Ampliada de Saúde até o ano de 2020.


Valores e Políticas:

  • Ética: nossa postura profissional reforça os princípios éticos e morais da nossa tradição, primando pelo respeito, discrição e humanização.
  • Honradez: cumprimos com os nossos compromissos.
  • Custo: manteremos em níveis adequados à sustentabilidade financeira.
  • Cliente: atendimento humanizado com agilidade, discrição, eficácia e segurança buscando a satisfação dos clientes.
  • Filantropia: compromisso à responsabilidade social dentro das normas estabelecidas.
  • Criatividade: soluções criativas e inovadoras.
  • Equipe: trabalhamos em conjunto como sinal de inteligência e confiança nos outros e em nós mesmos.

Política da Qualidade:

  • Prestar serviços de saúde com uma assistência segura aos pacientes;
  • Trabalhar com foco nas necessidades dos clientes;
  • Prezar pela confiança dos clientes;
  • Buscar a melhoria contínua dos processos;
  • Orientar nossas ações pela excelência técnica, ética e respeito;
  • Assegurar o contínuo aperfeiçoamento técnico-científico.
  • Trabalhar em parceria com os fornecedores de insumos e serviços com foco na assistência segura aos pacientes.

Histórico da Excelência

Na busca pela Excelência o Hospital Ibiapaba/CEBAMS conquistou da Faixa Prata, do Prêmio Regional da Qualidade, em 2010, além do Diagnóstico ONA recebido também neste ano. Em 2011 conquistou a Faixa Ouro do Prêmio Regional da Qualidade. Em 2012 implementou-se a metodologia Lean*(Pensamento enxuto) em seus processos sendo premiado na III Convenção Brasileira de Lean. Em 2013 foi reconhecido na Faixa Bronze do Prêmio Mineiro da Qualidade e também premiado pela IV Convenção Brasileira Lean.

Equipe Administrativa

CEBAMS – Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social

  • Diretor presidente: Dr. Francisco Muniz Neto
  • Diretor Secretário: Dr. Marcílio Faraj
  • Diretor Tesoureiro: Dr. Paulo Roberto Ernesto Frossard
  • Diretor Clínico: Dr. Antônio Carlos Russo
  • Vice-diretor Clínico: Dr. Francisco Muniz Neto

CONSELHO FISCAL

Membros Efetivos

  • Dr. Renato Mauro de Paiva Oliveira
  • Dr. José Eugênio Dutra Câmara Filho
  • Dr. José Geraldo Coutinho

Membros Suplentes

  • Dr. Rafael de Castro Ferreira
  • Dr. José Dayrell de Lima Andrade
  • Dr. Carlos Emílio Romanholo

Unidade Hospitalar Ibiapaba

  • Almoxarifado/Patrimônio: Paulo Rubens Duarte - almoxarifado@ibiapaba.com.br
  • Auditoria: Telma Cândida de Souza
  • Assessoria da Direção: Valéria Ladeira T. Nascimento
  • Compras: Vilmon de Souza C. Alvim - compras@ibiapaba.com.br
  • Comunicação Social: Ricardo Matos de Araújo Rios - comunicacao@ibiapaba.com.br
  • Controladoria/Contabilidade: Ângela Carvalho C. Costa
  • Diretor: Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira - diretoriageral@ibiapaba.com.br
  • Diretor Clínico: Dr. Antônio Carlos Russo
  • Diretoria Financeira: Carla Andresa Rodrigues da Costa / Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira - diretoriafin@ibiapaba.com.br
  • Engenharia Clínica: Vinícius Januário Gomes Oliveira - engenhariaclinica@ibiapaba.com.br
  • Farmácia: Chrystina Coelho Siqueira - farmacia@ibiapaba.com.br
  • Faturamento: Fernanda Maria Rodrigues Oliveira - faturamento@ibiapaba.com.br
  • Filantropia: Maria Aparecida M. Fonseca - filantropia@ibiapaba.com.br
  • Diretor Técnico: Dr. Paulo José Gonçalves de Souza - comissoes@ibiapaba.com.br
  • Gerência de Qualidade: Carla Andresa Rodrigues da Costa - gerenciaqualidade@ibiapaba.com.br
  • Higiene e Limpeza: Wagner Teles dos Santos - hotelaria@ibiapaba.com.br
  • Hotelaria: Wagner Teles dos Santos - hotelaria@ibiapaba.com.br
  • Lavanderia: Etelvina Maria Rodrigues da Silva - lavanderia@ibiapaba.com.br
  • Logística: Viviane Rodrigues M. Costa
  • Manutenção: Vinícius Oliveira/Waldir Damasceno/Wagner Teles - manutencao@ibiapba.com.br
  • Psicologia Hospitalar/Relacionamento Com o Cliente: Elayne Muniz da Silva - psicologiaclinica@ibiapaba.com.br
  • Recepção: Ailamara Adriana de Oliveira - recepcao@ibiapaba.com.br
  • Recursos Humanos: Eliane Miranda Amaral Silva - psicologiarh@ibiapaba.com.br
  • Serviço de Assistência Social: Fernanda Lana/Lucas Almeida - servicosocial@ibiapaba.com.br
  • Serviço de Arquivo Médico (SAME): Ailamara Adriana de Oliveira - arquivo@ibiapaba.com.br
  • Serviço de Medicina do Trabalho: Hérika Aparecida Nascimento - segurancadotrabalho@ibiapaba.com.br
  • Serviço de Nutrição e Dietética: Cibele Moreira de Paiva Pereira - snd@ibiapaba.com.br
  • Tecnologia da Informação: Rafael Armond Duque Estrada Galego - tecnologia@ibiapaba.com.br
  • Supervisão de Enfermagem: Janaína Martins Fernandes Sanson - gerenciart@ibiapaba.com.br
  • Serviço de Controle de Infecção Hospitalar: Monick Leandra Simões Machado - ccih@ibiapaba.com.br
  • Cardiologia: Daniel Vidigal/Giancarlo Silva
  • Centro Cirúrgico: Cláudia Guilherme Fagundes
  • Centro de Terapia Intensiva - CTI: Mariluce de O. Siqueira
  • Internação Clínica: Ariane Laura Matos Martins
  • Emergência: Vinícius Ribeiro/Franceska Matos/Marceli Faraj
  • Gestão Clínica: Luyara Aparecida Aprígio Gava
  • Oncologia: Ângela Goulart/Samantha Almeida/Antônio Miziara
  • Serviço de Apoio, Diagnóstico e Terapêutica (SADT): Paulo Gonçalves/Carla Rodrigues/Luiz Grisolia
  • Agência Transfusional (AGT): Josyanne Martins Dantas
  • Centro de Esterilização: Erica Alexandre Costa - cme@ibiapaba.com.br

Localização

O Hospital Ibiapaba/CEBAMS está localizado na área central de Barbacena.

Os principais acessos ao hospital

  • Av. Dr. Jayme do Rego Macedo
  • Av. Pereira Teixeira e
  • Rua Silva Jardim.

Defronte ao hospital, o Ponto de Táxi 09 atende de 8 às 18h. Tel.: (032) 3331-2454

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