Coronavírus: pacientes com câncer devem se proteger

Familiares também devem tomar medidas de prevenção

CEBAMS, 15/05/2020

Um dos grupos de pessoas que mais correm riscos com o Coronavírus é o dos portadores de câncer. A atenção especial a estes pacientes acontece porque possuem o sistema imunológico afetado pelo próprio câncer e pelo tratamento da doença. Com o sistema imunológico comprometido, pacientes com neoplasias precisam redobrar os cuidados para evitar o contágio com o COVID-19.

Segundo o oncologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Gustavo Gontijo, o paciente com câncer – que está no grupo de risco do COVID-19 – precisa manter os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde e evitar sair de casa para não se expor desnecessariamente aos riscos de contrair o Coronavírus:

“Alguns pacientes oncológicos estão em estado de imunosupressão [baixa imunidade] por conta do tratamento oncológico, por causa do efeito da quimioterapia. Então para que esses pacientes tenham segurança, peço que essas pessoas façam uso de máscaras e se atentem ao uso contínuo de álcool em gel e lavagem das mãos para a higienização corretas das mãos. Além disso, esses pacientes devem evitar, de todas as maneiras possíveis, sair às ruas por qualquer motivo”.


O oncologista Gustavo Gontijo. Imagem: Divulgação

Familiares devem se cuidar

Quem também precisa ter cuidado são os familiares do paciente com câncer. Segundo Gontijo, pessoas que convivem com os portadores de câncer e não se cuidam podem se tornar porta de transmissão do Coronavírus para os pacientes:

“Além dos cuidados que todas as pessoas devem ter, como usar máscaras, evitar aglomerações, evitar sair às ruas, os familiares que têm convivência próximo com os pacientes oncológicos precisam ficar ao máximo em casa e realizar a higienização correta das mãos, com água e sabão ou álcool em gel. Sei que muito desses acompanhantes são pessoas saudáveis que podem não apresentar sintomas, mas se essas pessoas servirem como porta de transmissão do Coronavírus para os pacientes oncológicos, eles [os pacientes] podem ter complicações mais severas”.

ASSISTA ABAIXO ÀS DICAS DO DR. GUSTAVO:


Copyright © 2020 Hospital Ibiapaba. Todos os Direitos Reservados.

Verticis Web Studio - Agência digital