Dia Nacional do Combate ao Fumo: saiba como parar de fumar com estes métodos

Faça sua doação

O Dia Nacional do Combate ao Fumo é comemorado em 29 de agosto. Algumas das doenças causadas pelo tabagismo possuem relação com a Cardiologia e a Oncologia, especialidades nas quais o Hospital Ibiapaba CEBAMS é referência. Dados científicos mostram que o cigarro afeta severamente a saúde, acelerando a inflamação dos vasos, levando à aterosclerose. O sangue também fica mais grosso, causando eventos embólicos e à trombose. Também há um efeito deletério nos níveis de colesterol. Ao fumar, as carótidas podem ser afetadas e também causar o estreitamento das artérias das pernas, prejudicando o sistema vascular. Além disso, o tabagismo pode desencadear diversas formas de câncer.

O INCA diz que existem duas formas para parar de fumar: a imediata e a gradual. A parada imediata deve ser sempre a primeira opção. Você escolhe a data e, nesse dia, deixa de fumar.

Já a parada gradual pode ser feita de duas formas:
1) Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.
2) Adiando a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.

Se você escolher a parada gradual, não deverá gastar mais que duas semanas nesse processo.

Não se esqueça de contar com ajuda profissional neste momento!

VOCÊ SABIA?

O Hospital Ibiapaba CEBAMS trata milhares de pessoas nas doenças Cardiovasculares e no câncer pelo SUS há anos. E você pode nos ajudar a manter atendimentos de qualidade no SUS! CLIQUE AQUI e saiba como!

Mais matérias para você ler

Chegada do outono pede cuidados com a saúde e especialista explica prevenção

O outono começa nesta quarta-feira, dia 20 de março! A estação possui temperaturas mais amenas,…

Leia agora

Confira dicas para voltar à rotina de alimentação após o Carnaval

Nesta Quarta-Feira de Cinzas muitas pessoas já começam a planejar como voltarão à rotina habitual…

Leia agora

Confira três dicas para o paciente com câncer aproveitar o Carnaval

O paciente oncológico pode aproveitar o Carnaval, desde que ele e a família sigam cuidados…

Leia agora