Um dos gestos de solidariedade mais importantes que uma pessoa pode realizar é a doação de sangue. Uma única doação salva até quatro vidas. O sangue poderá ser utilizado em pessoas com doenças do sangue, em indivíduos que se submetem a tratamentos de câncer e intervenções cirúrgicas de grande porte e complexidade, como alguns procedimentos feitos no Hospital Ibiapaba CEBAMS. Apesar de campanhas como o Junho Vermelho reforçarem o ato da doação, o ideal é que as pessoas tenham consciência de que devem doar durante o ano todo e não apenas em datas específicas. Somente assim é possível manter os estoques de sangue bem abastecidos todos os meses.
Devido às referências SUS, os pacientes do Hospital Ibiapaba CEBAMS precisam constantemente de doação de sangue. Segundo Elayne Muniz, psicóloga hospitalar do Hospital Ibiapaba CEBAMS, a hemotransfusão é fundamental para tratamentos e cirurgias, como as cardíacas:
“Nossos pacientes SUS são das referências de Cardiologia e Oncologia. Todos eles precisam de doação de sangue, já que alguns estão em tratamento oncológico e outros se submeterão a cirurgias cardíacas. No caso da cirurgia, a hemotransfusão é obrigatória para o procedimento. Caso não haja estoque de sangue, a cirurgia pode ser cancelada. Já na oncologia, pacientes em tratamentos hematológicos ou em outros tipos de procedimento, que deixam a pessoa vulnerável a anemias, precisam sempre receber sangue”.
Assista este vídeo no Instagram e no TikTok
Como doar?
Na região você pode doar no PACE Barbacena, no Hemominas São João del-Rei e Hemominas Juiz de Fora:
PACE Barbacena – Rua Padre Toledo, s/n – anexo a Santa Casa – Bairro: São Sebastião – Cep: 36202-290
Hemominas São João del-Rei: R. Pref. Nascimento Teixeira, 175 – Segredo, São João del Rei. CEP: 36307-404
Hemominas Juiz de Fora: Rua Barão de Cataguases, s/n, Centro, Juiz de Fora. CEP: 36015-370
Quer doar para pacientes do Hospital Ibiapaba CEBAMS? Informe-se com a Psicologia Clínica e com o Serviço Social! (32) 3339-3540