Confira 4 dicas para iniciar uma atividade física

Faça sua doação

A prática de exercícios físicos tem diversas vantagens! Além de trazer benefícios para o corpo, também traz inúmeros fatores positivos para a sua saúde! Se você deseja iniciar uma atividade física, como corrida, musculação ou outro esporte, confira abaixo algumas dicas para iniciar suas práticas com saúde e segurança!

  1. Passe por uma avaliação médica

Antes de iniciar qualquer atividade física, é essencial passar por uma avaliação de um profissional médico. Além da avaliação clínica, o profissional pode solicitar uma bateria de exames para garantir sua segurança e descobrir se você possui algumas doenças, como a arritmia cardíaca. Você pode se consultar com clínicos gerais, cardiologistas e endocrinologistas, que poderão lhe direcionar para exercícios compatíveis com sua saúde.

Conheça os médicos do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS que atuam nessas especialidades

  1. Comece aos poucos

Se você iniciar uma atividade física hoje, é muito importante saber que os resultados não aparecem imediatamente. Pelo contrário, o processo deve acontecer aos poucos. Acelerar a prática de atividades físicas para obter resultado rápido pode ocasionar lesões na pessoa e impossibilitando a atividade por algum tempo.

Por isso, respeite o tempo do seu corpo e comece devagar, com uma atividade leve. Conforme for se acostumando é possível aumentar o ritmo e intensidade, caso deseje. Porém, é muito importante ter o acompanhamento de profissionais neste processo de aumento de ritmo. Eles poderão lhe auxiliar a obter melhores resultados!

  1. Crie rotina

Criar uma rotina de exercícios é gerar um planejamento de atividades para você se acostumar. Praticando uma atividade duas ou três vezes na semana você estabelece um planejamento e uma rotina! Isso faz com que você se mantenha firme na atividade! Conforme você avançar e, em acordo com os profissionais que acompanham você, é possível aumentar a rotina de exercícios.

  1. Reserve um tempo para sua atividade

Não adianta fazer uma atividade e preocupar-se com outras coisas. É muito importante que você reserve um tempo exclusivo para a prática da atividade física e foque nela. Isso ajuda nos resultados e na obtenção de mais autocuidado!

Gostou das dicas? Compartilhe este texto com alguém!

Mais matérias para você ler

Junho Vermelho: redução da doação de sangue pode afetar cirurgias e tratamentos

Junho é o mês mais crítico do ano para a doação de sangue. De acordo…

Leia agora

Chegada do outono pede cuidados com a saúde e especialista explica prevenção

O outono começa nesta quarta-feira, dia 20 de março! A estação possui temperaturas mais amenas,…

Leia agora

Confira dicas para voltar à rotina de alimentação após o Carnaval

Nesta Quarta-Feira de Cinzas muitas pessoas já começam a planejar como voltarão à rotina habitual…

Leia agora