Alimentação: o que consumir e o que evitar durante o Carnaval?

Faça sua doação

Nos dias de Carnaval é muito importante saber escolher quais alimentos serão consumidos para aproveitar bem a Folia. As dicas do Sua Saúde de hoje serão feitas pelo Dr. José Eugênio Dutra Câmara Filho, do nosso Corpo Clínico. Ele é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (1988). Possui título de Especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Associação Médica Brasileira. É professor de Clinica Medica e Gastroenterologia da Faculdade de Medicina de Barbacena, além de médico do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena.

Segundo o Dr. Dutra Câmara Filho, a alimentação ajuda a reduzir os efeitos da ressaca se ela for feita antes de beber. Uma dica de alimentação são frutas, que contém frutose e evita a hipoglicemia:
“A alimentação ajuda a diminuir os efeitos da ressaca se a pessoa comer antes de beber. Porque um dos motivos que provoca os sintomas da ressaca é a baixa de glicose, a hipoglicemia e a desidratação, além dos efeitos do acetaldeído. Se você se alimenta antes, o corpo fica com uma boa reserva de glicose e com bastante líquido, você fica bem hidratado. Dê preferência a água, líquidos e alimentos com muito açúcar, como as frutas, por exemplo, que são ricas em água e contam com muita frutose. As frutas são ideais para a ressaca, porque combatem a hipoglicemia. Os alimentos ideais têm bastante água e açúcar. Mas, durante a ingestão de bebidas, se você começa a comer muito, isso pode até piorar e desencadear vômito”, observou.

O Dr. José Eugênio também alerta sobre os cuidados com alimentos gordurosos, que devem ser evitados durante o consumo de álcool:

“O fígado está metabolizando o álcool e está com dificuldades. Por que? Ele metaboliza 300ml de cerveja por hora e quem está de ressaca não tomou só isso. Então o fígado fica sobrecarregado. Se você ingerir um alimento gorduroso, isso sobrecarregará ainda mais o fígado e ele gastará mais tempo com a comida, não conseguirá metabolizar o álcool e, por isso, a pessoa tem hipoglicemia. Qual é a função do fígado?Jogar glicose no sangue para que ela tenha boa presença de glicose no corpo. Se ele está envolvido com uma grande quantidade de álcool, ele não gera glicose para o sangue. Ele está com outra preocupação naquele momento, que é metabolizar o álcool. Então você não deve consumir alimentos gordurosos, porque isso faz mal. Mas pode (e deve) ajudar o fígado bebendo bastante água. Esse é o fundamento durante o consumo de bebida alcoólica”.

Curta o Carnaval com saúde!

Mais matérias para você ler

Chegada do outono pede cuidados com a saúde e especialista explica prevenção

O outono começa nesta quarta-feira, dia 20 de março! A estação possui temperaturas mais amenas,…

Leia agora

Confira dicas para voltar à rotina de alimentação após o Carnaval

Nesta Quarta-Feira de Cinzas muitas pessoas já começam a planejar como voltarão à rotina habitual…

Leia agora

Confira três dicas para o paciente com câncer aproveitar o Carnaval

O paciente oncológico pode aproveitar o Carnaval, desde que ele e a família sigam cuidados…

Leia agora