Centro de Terapia Intensiva CTI
O Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Ibiapaba/CEBAMS é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua onde são admitidos pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar.
A instituição possui três unidades de CTI.
O CTI tem por objetivo oferecer tratamento intensivo para que o paciente se recupere o mais rápido possível.
Os pacientes encaminhados ao CTI são aqueles que, por qualquer descompensação clínica, ou por terem realizado cirurgias complexas e de longa duração, necessitem de observação cuidadosa 24 horas por dia.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
A equipe multidisciplinar do Hospital Ibiapaba/CEBAMS é composta por médicos intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem; psicólogo, serviço de nutrição, auxiliar de escritório e auxiliar de limpeza.
A equipe do CTI tem como objetivo dar a melhor assistência a todos os pacientes e oferecer apoio aos seus familiares.
PARQUE TECNOLÓGICO
O CTI está equipado com aparelhos que servem para o controle contínuo da equipe sobre o estado do paciente:
- Monitor: equipamento computadorizado que fornece diferentes dados sobre o paciente, como: frequência cardíaca, pressão arterial, nível de oxigênio no sangue e temperatura.
- Máscara facial: oferece o oxigênio necessário para o paciente.
- Respirador/tubo traqueal: auxilia na respiração do paciente. É importante saber que enquanto estiver “entubado” o paciente não poderá falar. Muitas vezes o paciente toma remédios para dormir a fim de se adaptar melhor ao aparelho.
- Bomba de infusão: utilizado para a administração de medicamentos e dieta.
HORÁRIO DE VISITA
Durante o período de internação no CTI, muitas vezes o doente fica desligado do mundo exterior. O ambiente é sem janelas e com luz artificial. A presença da família e amigos faz a ponte com a realidade externa porém, os cuidados constantes e as intervenções diagnósticas acabam limitando o período de visitação.
CTIs (1, 2 e 3) – Todos os dias, de 15h às 16h, com acesso pela Portaria 3, na Rua Silva Jardim, 580. Sábados, domingos e feriados, de 15h às 16h, com acesso pela Portaria 1, na Avenida Jayme do Rego Macedo, 97.
IMPORTANTE: É permitido apenas um visitante por dia, com esquema de vacinação completa para COVID-19, sendo necessária a apresentação de comprovante. Não é permitido revezamento.
A doença fragiliza o paciente e os familiares. A visita dos familiares é fundamental para a recuperação do paciente e para o equilíbrio do núcleo familiar.
Caso o familiar tenha dificuldade com os horários oferecidos, entre em contato com a equipe para estudo de um horário alternativo.
CUIDADOS AO ENTRAR NO CTI
- É obrigatória a lavagem das mãos ao entrar e sair do CTI, além do uso de capote, disponível na recepção do CTI;
- É proibido tocar nos aparelhos para evitar que sejam desprogramados da função e para não prejudicar o paciente. Para esclarecer qualquer dúvida, consulte a equipe;
- Para trazer qualquer objeto para o paciente, como: rádio, cd, revistas, livros, etc, é preciso consultar a equipe;
- Mais importante que qualquer objeto é o carinho e a atenção da família e dos amigos ao paciente.
PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
O CTI do Hospital Ibiapaba/CEBAMS utiliza o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), desde Julho de 2014. O PEP é uma ferramenta indispensável para instituições que valorizam o profissio-nalismo e qualidade na gestão. Alinhado ao planejamento estratégico do CEBAMS, o PEP busca fortalecer ainda mais o tripé processo- tecnologia-pessoas. É um registro eletrônico que reside em um sistema especificamente projetado para apoiar os usuários fornecendo acesso a um completo conjunto de dados corretos, alertas, sistemas de apoio à decisão e outros recursos, como links para bases de conhecimento médico. Através do PEP a equipe multidisciplinar do Hospital Ibiapaba/CEBAMS tem acesso a:
- Acesso remoto e simultâneo: pode-se acessar um mesmo prontuário simultaneamente e de forma remota. Com a possibilidade de transmissão via Web, os médicos podem rever e editar os prontuários de seus pacientes a partir de qualquer lugar.
- Legibilidade: os dados na tela ou mesmo impressos são mais fáceis de ler.
- Segurança de dados: sistema bem projetado com recursos de backup seguros e planos de desastres, garantindo melhor e de forma mais confiável que os dados não vão sofrer danos e perdas.
- Confidencialidade dos dados do paciente: o acesso ao prontuário pode ser dado por níveis de direitos dos usuários e este acesso ser monitorado continuamente.
- Flexibilidade de layout: o usuário pode usufruir de formas diferentes de apresentação dos dados, visualizando em ordem cronológica crescentes ou não, orientado ao problema e orientado à fonte.
- Integração com outros sistemas de informação: os dados do paciente podem ser integrados a outros sistemas de informação e bases de conhecimento, sendo armazenados localmente ou à distância.
- Captura automática de dados: dados fisiológicos podem ser automaticamente capturados dos monitores, equipamentos de imagens e resultados laboratoriais, evitando erros de transcrição.
- Processamento contínuo dos dados: os programas podem verificar continuamente consistência e erros de dados, emitindo alertas e avisos aos profissionais.
- Assistência à pesquisa: o dado estruturado pode facilitar os estudos epidemiológicos.
- Saídas de dados diferentes: o dado processado pode ser apresentado ao usuário em diferentes formatos: voz, imagem, gráfico, impresso, e-mail, alarmes e outros.
- Relatórios: os dados podem ser impressos de diversas fontes e em diferentes formatos, de acordo com o objetivo de apresentação.
- Dados atualizados: o dado que entra no sistema em um ponto, automaticamente atualiza e compartilha a informação nos outros pontos do sistema.
O telefone de contato direto é 3339-3502 ou 3339-3604.