Cardiologia Linha de Cuidados da Dor Torácica
A Unidade de Alta Complexidade Cardiovascular do Hospital Ibiapaba, compreende os setores de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca e é uma das mais modernas do Estado de Minas Gerais.
Todos os procedimentos são realizados por uma equipe altamente especializada, utilizando equipamentos de alta tecnologia, possibilitando agilidade e eficácia nos quadros de insuficiência coronariana aguda ou outros procedimentos vasculares.
A Unidade de Alta Complexidade Cardiovascular do Ibiapaba CEBAMS é credenciada pelo Ministério da Saúde para atendimento pelo Sistema Único de Saúde e realiza cirurgia de troca de válvula cardíaca, implante de marca-passo, revascularização miocárdica (ponte de safena), tratamento endovascular de tumores e aneurismas cerebrais, correção de cardiopatias congênitas, angiosplastia de artérias renais, cateterismos de diversos órgãos, tratamento de arritmias, cirurgia para correção de aneurismas cardíacos e aórticos.
Visitantes
O Hospital Ibiapaba/CEBAMS atua como referência macrorregional em cardiologia , atingindo uma população estimada em 750 mil pessoas nos 51 municípios da região Centro-Sul de Minas Gerais.
Os pacientes vindos dessas cidades em sua maioria são gerenciados pelo SUS FÁCIL, que é um sistema estadual de regulação assistencial, que permite por meio de um software agilizar a troca de informações entre as unidades administrativas e prestadoras de serviços de saúde, garantindo acesso e atendimento a toda população. Nele, cada usuário possui uma senha de acesso que permite o seu cadastro constando nome completo, cidade de origem do paciente, diagnóstico, história clínica e todas as informações necessárias do paciente para que o médico regulador possa avaliar os casos, priorizá-los e encaminhá-los ao hospital de acordo com o tratamento solicitado.
LINHA DE CUIDADOS DA DOR TORÁCICA
Baseado em uma Gestão que visa a eficiência dos processos e de acordo com o enfoque sistêmico do Hospital Ibiapaba/ CEBAMS idealizou, desenvolveu e implantou a Linha de cuidados, que é a imagem pensada para expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao paciente, no sentido de atender às suas necessidades de saúde e com base no perfil epidemiológico em que predomina o grupo de atendimento para pacientes com dor torácica.
A Linha de Cuidados foi baseada no itinerário que o paciente faz dentro da Instituição, a partir de sua entrada através do Pronto Atendimento, incluindo segmentos internos não necessariamente inseridos atendimento em si, mas que participam de alguma forma da rede estabelecida. Qualquer colaborador dentro da instituição conhece e compreende o processo de forma a identificar, em sua sistemática, o cliente e sua necessidade.
A Linha de Cuidados da Dor Torácica é realizada através de planos de cuidados estruturados e multidisciplinares destinados a apoiar a implementação de diretrizes clínicas e protocolos, fornecendo orientação detalhada para cada fase do tratamento do paciente durante um determinado período de tempo e incluem informações da evolução e resultados.
O principal objetivo da Linha de Cuidado é melhorar a continuidade e a coordenação do cuidado em todas as diferentes disciplinas e setores do Hospital Ibiapaba/CEBAMS.