A “Fisiopatologia da Insuficiência Coronaria” é o tema que será abordado na aula aberta do Curso de Especialização em Cardiolgia, do Hospital Ibiapaba/CEBAMS, que acontecerá no dia 3 de Junho, às 19h00, no Auditório do CEBAMS.
O que é Insuficiência Cardíaca :
A Insuiciência Cardíaca (ou Coronariana) é uma síndrome clinica complexa e progressiva, que pode resultar de qualquer distúrbio funcional ou estrutural do coração que altere sua capacidade de enchimento e/ ou ejeção, levando a incapacidade de manter o débito tecidual adequado.
Pode afetar o lado esquerdo, direito ou ambos os lados do coração, mas na maioria dos casos, insuficiência cardíaca afeta o lado esquerdo do coração quando não consegue bombear suficiente sangue rico em oxigênio para o resto do corpo.
Quando a insuficiência cardíaca afeta o lado direito, o coração não consegue bombear sangue suficiente para os pulmões onde ele é oxigenado.
Causas
à Doença Arterial Coronariana (DAC) ,
à Hipertensão,
à Doença cardíaca valvular,
à Cardiomiopatia,
à História familiar de insuficiência cardíaca,
à Diabetes obesidade acentuada,
à Consumo pesado de álcool ou drogas,
à Não tomar os medicamentos,
à Grande ingestão de sal na dieta ,
à Rápido e sustentado ritmo cardíaco.
Sintomas
Os sintomas mais comuns de insuficiência cardíaca são falta de fôlego ou dificuldade de respirar, cansaço e inchaço. O inchaço geralmente ocorre nos tornozelos, pés, pernas e algumas vezes no abdômen, sendo causado pelo acúmulo de líquidos no corpo e pode ocasionar ganho de peso, urinação freqüente e tosse. A tosse pode ficar pior à noite quando deitado.
Quando os sintomas aparecem a pessoa pode sentir-se cansada e sem fôlego depois de atividades rotineiras, como subir escadas. À medida que a insuficiência cardíaca progride os sintomas pioram.
Fisiopatologia
A fisiologia estuda o funcionamento do organismo. Portanto, a fisiopatologia estuda o funcionamento do organismo estando afetado por alguma patologia/doença. Como o nosso organismo se comporta nessa determinada situação.