A Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, aprovou o Programa de Residência Médica em Clínica Médica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O Programa acontecerá em parceria com o Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, e começará em 2022.
Segundo a UFSJ, a escolha do Hospital Ibiapaba CEBAMS para esta parceria aconteceu devido à excelente atuação na área de Clínica Médica e também à reconhecida experiência que possui nas especialidades de referência do SUS (Cardiologia de Alta Complexidade e Oncologia).
Segundo o médico do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS e Coordenador da Residência em Clínica Médica da UFSJ, Rodrigo Russo, o Programa proporcionará ao médico novas experiências na medicina: “Somente a graduação não é terminal na formação do médico. A Residência Médica, em suas diferentes áreas, é fundamental para o aperfeiçoamento médico e consolida o conhecimento”.
Para o Diretor Técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Júlio Andrade, a Residência reforça a parceria da instituição com a UFSJ:
“Desde 2018 o Hospital Ibiapaba CEBAMS e a UFSJ possuem uma importante parceria, através do internato do curso de Medicina do Campus Dom Bosco. A Residência Médica reforça esta parceria, já que os médicos poderão encontrar no Hospital uma formação múltipla, conhecendo diversas especialidades médicas que atendemos hoje”.
O Programa de Residência Médica da UFSJ acontecerá em Barbacena e em São João del-Rei, no Hospital Nossa Senhora das Mercês, com duração de dois anos.