O Hospital Ibiapaba/CEBAMS realiza campanha interna de vacinação contra a Influenza, em que todos os colaboradores serão vacinados. Assim como as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, os profissionais da área da saúde, e principalmente os que trabalham na assistência, fazem parte do grupo vulnerável. Os profissionais que trabalham em hospitais ficam expostos a diversas doenças infectocontagiosas e a vacinação tem como objetivo oferecer proteção, além de prevenir que estes profissionais contaminem os pacientes.
A vacinação ajuda a prevenir a influenza e suas complicações mais severas, além de ser de grande importância para o profissional da área da saúde, especificamente em relação à redução do absenteísmo em decorrência da gripe. A imunização por meio de campanha é a medida mais eficaz e duradoura no aspecto de prevenção, além de ser um excelente meio de minimizar a ocorrência de endemias e epidemias.
A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.
De acordo com o Ministério da Saúde, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.
As vacinas são liberadas pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e só serão vacinados, neste primeiro momento, nos dias 27 e 28 de Maio serão vacinados os colaboradores da ASSISTÊNCIA, que tem contato aéreo direto com pacientes.