Na manhã desta terça-feira, dia 8 de julho, a secretária municipal de Saúde e Programas Sociais de Barbacena, Marcilene Dornelas, acompanhada de membros da sua equipe, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carmem Werneck e a direção do Hospital Ibiapaba CEBAMS, se reuniram na instituição para definirem diversas ações visando a melhoria e otimização do serviço de Oncologia do Hospital Ibiapaba.
Segundo o Dr. Antônio José de Paula, um dos interlocutores do hospital junto à SESAPS, o atendimento oferecido pelo Hospital Ibiapaba para Barbacena e toda a região, tem importância estratégica para os pacientes do Sistema Único de Saúde e tem merecido, por parte da Prefeitura de Barbacena, uma atenção especial. Uma série de ações para a melhoria do serviço estão sendo articuladas pela secretaria de Saúde em conjunto com o Conselho de Saúde e o Ibiapaba CEBAMS.
“Mesmo com o enfrentamento prioritário da pandemia de COVID-19, estamos atentos a outras áreas da saúde, como é o caso da Oncologia”, afirmou Dornelas. Para o Diretor Técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Júlio César Andrade, o tratamento oncológico na cidade segue em rítmo normal e até com perspectivas de aumento demanda a médio prazo. “Por isso estamos nos antecipando em diversas providências”, pontou Andrade.
Referência para 33 cidades da região
O Hospital Ibiapaba CEBAMS é referência do SUS para o tratamento de câncer para 33 cidades da região de Barbacena. A instituição conta com tratamentos quimioterápicos, hormonioterápicos, cirurgias oncológicas, consultas médicas e com outros profissionais da saúde. Por ano, o hospital realiza cerca de 25 mil procedimentos entre consultas, terapias, atendimentos de intercorrências e exames. Em 2019, o Hospital Ibiapaba CEBAMS realizou mais de 8000 aplicações de quimioterapias e hormonioterapias. Estão envolvidos cerca de 40 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e equipe multidisciplinar (fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistente social).