Residência Médica do Hospital Ibiapaba CEBAMS abre inscrições; saiba por que escolher Barbacena

Faça sua doação

Vão até o dia 20 (terça-feira) as inscrições do processo seletivo para o Programa de Residência Médica em Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena. As inscrições custam R$ 180 e podem ser feitas no site da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais (Aremg), o www.aremg.org.br. O edital também está disponível no site da Aremg.

O curso, credenciado pelo CNRM/MEC, possui cinco vagas. Para se inscrever, os candidatos devem possuir Residência Médica completa em Clínica Médica, conforme exigência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os médicos selecionados recebem bolsa do Ministério da Saúde e, durante o curso, terão aulas teóricas e práticas nas mais diversas áreas da Cardiologia. O programa oferece treinamento nas diversas áreas de atuação do cardiologista, tais como Enfermaria Clínica e Cirúrgica, Ambulatório de Cardiopatias, Unidade de Terapia Intensiva e Unidade Coronariana, Pronto Atendimento Cardiológico e Métodos Complementares de Diagnóstico.

Segundo a Coordenadora do Programa, a cardiologista Ariane Martins, o curso desenvolve as habilidades dos residentes e dá experiência aos médicos que fazem o curso:

“Durante os dois anos de percurso, o residente deverá aprimorar o conhecimento, desenvolver as habilidades em Cardiologia e vivenciar múltiplas situações que estimulem a adoção de atitudes e comportamentos eticamente aceitáveis. O raciocínio reflexivo deverá estar sempre presente na relação médico-paciente. O doente será tratado de forma holística, como um indivíduo que vive em uma comunidade, integra uma família e sofre influências do meio, muitas vezes a causa da doença ou seu agravamento”, disse.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3339-3597, pelo e-mail centrodeestudos@ibiapaba.com.br ou pelo site www.ibiapaba.com.br

Por que escolher Barbacena?

Cardiologista formada na segunda turma de Residência Médica, Natália Curzio explica que a estrutura do Hospital Ibiapaba CEBAMS e sua referência regional contribuem muito na formação profissional:

“O Hospital ibiapaba CEBAMS é referência em cardiologia de alta complexidade da região, atendendo um amplo público do SUS, o que permite o acompanhamento de uma quantidade volumosa de casos pelo o residente sendo de suma importância para nossa aprendizagem e fixação. Além disso, o Hospital é equipado com serviço de hemodinâmica, arritmologia, cirurgia cardíaca, ambulatórios, CTIs e enfermarias, possibilitando uma formação completa. A nossa residência é composta por uma equipe de preceptores preparados, comprometidos, com excelente formação profissional e acima de tudo humanos. Permitindo assim, a formação de cardiologistas seguros e completos”.

O médico Rafael Sousa ingressou no Programa de Residência Médica do Hospital Ibiapaba CEBAMS em 2019 e se forma em 2021. Segundo ele, a escolha pela instituição e por Barbacena está nas oportunidades de inserção no mercado de trabalho:

“Escolhi o Hospital Ibiapaba CEBAMS por estar justamente localizado em uma cidade bastante acolhedora, onde além do grande aprendizado, nos proporciona grandes oportunidades de inserir no mercado de trabalho”, pontua.

Sousa também explicou quais as vantagens de estudar no Hospital Ibiapaba CEBAMS:

“Fazer Cardiologia no Hospital Ibiapaba CEBAMS nos proporciona o aprendizado e a vivência em todas as areas da especialidade, assim como preceptores extremamente acessíveis que além de professores se tornam grandes amigos. Estamos em uma cidade de medio porte, porém dentro de um Hospital com alta complexidade e resolutividade das mais frequentes enfermidades Cardiológicas”.

Sobre Barbacena

Barbacena é uma cidade pólo da Região do Campos das Vertentes e é a 19ª maior cidade de Minas Gerais em população, possuindo cerca de 140 mil habitantes. A cidade é de médio porte, possui baixo índice de criminalidade, várias opções de diversão e entretenimento, excelente rede de serviços, centro de abastecimento comercial, grande produtora agrícola e de pecuária leiteira, também possui completa rede hospitalar, permitindo ao residente escolher várias opções de trabalho após sua formatura. A cidade está no eixo RJ-SP-BH, permitindo ao profissional deslocamento rápido aos três centros.

Tradicional na história, na política e na medicina, é referência para mais de 50 municípios na saúde e prestação de serviços. Dotada de uma completa rede de ensino privado e público do Fundamental e Superior, a Cidade das Rosas (como Barbacena é carinhosamente chamada) possui clima serrano e invernos frios. É um bom lugar para se viver, aprender e crescer profissionalmente. Com um IDH 0,769, considerado elevado para o Brasil, a dimensão que mais contribuiu para o atual IDHM  de Barbacena é longevidade, com índice de 0,881. Ou seja, uma população com alta expectativa de vida (cerca de 77 anos). Na Educação, 56% dos nossos jovens com até 18 anos concluem o Ensino Fundamental e 96% das crianças com mais de 6 anos frequentam a escola.

MAIS:

Edital da Residência Médica do Hospital Ibiapaba CEBAMS é divulgado

Inscrições

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS seleciona médico hospitalista

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está com oportunidade aberta para contratação de médico hospitalista.…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de enfermeiro para atuação em CCIH

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos de enfermeiros. A atuação será no CCIH…

Leia agora

Médicos do Hospital Ibiapaba CEBAMS participam de Congresso

Diversos médicos do Hospital Ibiapaba CEBAMS participaram do 33º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia.…

Leia agora