Radioterapia no Hospital Ibiapaba CEBAMS completa um ano e 7.000 sessões realizadas

Faça sua doação

Um sonho de décadas da comunidade de Barbacena tornou-se realidade no dia 29 de abril de 2022, quando começou a operar o Serviço de Radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS. Um ano depois, os números impressionam. Até o mês de março de 2023, foram realizadas mais de 7.000 sessões de Radioterapia na instituição, sendo que 70% dos pacientes foram de Barbacena.

Em um encontro técnico para as equipes da Oncologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, o Diretor Técnico da instituição, Dr. Antônio José Fonseca de Paula, apresentou outros números que demonstram a importância da existência do serviço. Segundo os números, pacientes de 24 cidades de toda a Macrorregião de Saúde de Barbacena foram atendidos na Radioterapia, sendo que 97% dos atendimentos foram feitos via Sistema Único de Saúde (SUS). As cinco cidades mais atendidas foram Barbacena, Alto Rio Doce, Santa Rita de Ibitipoca, Alfredo Vasconcelos e Ibertioga.

Entre os tumores tratados, 25% foram relacionados ao câncer de próstata. Outros 20% foram relacionados ao câncer de mama. Demais neoplasias que podem ser tratadas via radioterapia correspondem a 55% de atendimentos. Segundo o Dr. Antônio, estes números estão dentro dos padrões internacionais:

“Todos os números apresentados neste primeiro ano estão de acordo com o indicado na literatura internacional, mostrando que nosso serviço também segue o mesmo padrão global de atendimento aos cânceres”.

Segundo a Física Médica do setor, Dra. Mayara Takeda, os pacientes são tratados com um serviço de alta tecnologia:

“Nosso serviço é muito tecnológico, oferecendo dois fatores importantes. O primeiro é o IMRT, tecnologia de radioterapia de intensidade modulada que consegue entregar uma dose de radiação adequada no tumor a 95% dos pacientes, sendo que os 5% restantes não precisam. Também oferecemos o IGRT, a radioterapia guiada por imagem. Todos os dias fazemos exames de imagens em todos os nossos pacientes para verificar a evolução do tratamento. Essas duas tecnologias podem parecer óbvias, mas não são todos os locais que as oferecem. Porém, aqui no Hospital Ibiapaba CEBAMS são ofertadas, o que é motivo de orgulho”.

Para o médico radio-oncologista, Dr. Cássio Trindade, o primeiro ano de Radioterapia no Hospital Ibiapaba CEBAMS é motivo de orgulho para profissionais de saúde, população e pacientes:

“Até o início de 2022, o paciente precisava sair de Barbacena para se tratar. Hoje, é possível receber o tratamento próximo de casa com muita qualidade e carinho. Isso, com certeza, é motivo de orgulho, não apenas para profissionais de saúde, mas também para população e pacientes”.

Emoção e agradecimento

Em maio de 2022, o professor Robson Abrantes, da cidade de Alto Rio Doce, iniciou seu ciclo de tratamento na Radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS. Hoje, com o ciclo já finalizado, Abrantes agradeceu a todos os profissionais que participaram de seu tratamento:

“Um ponto a destacar é a eficiência do serviço. A competência da equipe de trabalho realmente foi muito boa e hoje estou aqui e bem, um ano após iniciar meu tratamento. Só tenho a agradecer a todos os profissionais que fizeram meu tratamento ”.

Sobre a Radioterapia no Hospital Ibiapaba CEBAMS

Inaugurado em 30 de abril de 1967, o Hospital Ibiapaba CEBAMS chega aos 56 anos em 2023 e há mais de 30 anos atua na assistência oncológica de Barbacena e região. O primeiro passo para essa assistência foi dado com o credenciamento da instituição para a oferta de quimioterapia pelo SUS, em 1992. Em 2002, surgiram os primeiros projetos para a instalação da radioterapia no Hospital, algo vislumbrado ainda nos anos 1980 pelo então diretor do Hospital Ibiapaba, Dr. Maurício Silva (1930-1999). Com muito trabalho e muita luta, que contou com a participação da comunidade, de empresas, entidades e poder público, em 2016 foram iniciadas as obras do Centro Oncológico Ibiapaba CEBAMS para o recebimento da Radioterapia na cidade, que completa um ano no dia 29 de abril de 2023. Atualmente, o Serviço conta com cinco especialistas, 16 membros na equipe multidisciplinar e funciona nos turnos matutino e vespertino. O funcionamento em dois turnos garante que toda a demanda atual pelo tratamento radioterapêutico seja atendida.

Mais matérias para você ler

Mês da experiência do cliente: conheça o trabalho do GEC

Em agosto o Hospital Ibiapaba CEBAMS celebra o Mês da Experiência do Cliente. Foi em…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para assistente social

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos de assistentes sociais. Os interessados devem possuir…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para auxiliar de limpeza

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos de auxiliar de limpeza. A vaga é…

Leia agora