Radioterapia em Barbacena

Faça sua doação

O Centro Oncológico Ibiapaba/CEBAMS será uma realidade em breve!

Após muita negociação, visita a órgãos públicos e do sistema financeiro, a Diretoria do Hospital Ibiapaba/CEBAMS concretizou um convênio para melhorar os serviços médicos para o tratamento de pacientes do Setor de Oncologia, viabilizando a construção do Centro Oncológico Ibiapaba/CEBAMS – COIC.

Foram muitas as reuniões com os representantes do Município de Barbacena e o Secretário Municipal de Saúde Pública – SESAPS, Dr. José Orleans da Costa, que culminaram na assinatura, pelo Prefeito Municipal, Sr. Antônio Carlos Doorgal de Andrada, de Convênio para construção da estrutura especial, projetada para abrigar o equipamento de radioterapia.

O Convênio firmado com o Município de Barbacena garantirá o repasse no valor de mais de R$ 2.458.260,42 (dois milhões, quatrocentos e cinquenta e oito mil, duzentos e sessenta reais) para que as obras de construção da primeira etapa do COIC seja concretizada no prazo de 1 ano e o tratamento de radioterapia possa ter início, atendendo a população de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.

No ano de 2015 foram realizados 1.496 atendimentos em radioterapia, sendo 856 atendimentos em Juiz de Fora e 640 em Belo Horizonte (DATASUS). Com o COIC o atendimento desses pacientes seria realizado em Barbacena, com mais rapidez, com  menos tempo de espera e mais humanizada.

De acordo com o Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, Procurador Geral do CEBAMS: “este Convênio com a Prefeitura Municipal de Barbacena financiará grande parte da área necessária para implantação do serviço de radioterapia do Hospital Ibiapaba/CEBAMS. Na área da saúde, talvez este seja o maior anseio da população de Barbacena e região, que vem lutando há anos para concretizar a oferta deste serviço. Graças à sensibilidade do Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Orleans da Costa, este recurso foi viabilizado e autorizado pelo Prefeito Antônio Carlos Doorgal de Andrada, aos quais a comunidade Ibiapaba/CEBAMS externa seus mais sinceros agradecimento”.

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS faz cirurgias neurológicas minimamente invasivas

Uma das demandas mais antigas da população de Barbacena e região agora é realidade no…

Leia agora