Quarta Turma da Residência em Cardiologia se forma

Faça sua doação

Aconteceu na última sexta-feira (05) a formatura da Quarta Turma da Residência Médica em Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS. O médico Rafael Sousa, que entrou no programa em 2019, se formou após dois anos de treinamento nas diversas áreas de atuação da Cardiologia, tais como Enfermaria Clínica e Cirúrgica, Ambulatório de Cardiopatias, Unidade de Terapia Intensiva e Unidade Coronariana, Pronto Atendimento Cardiológico e Métodos Complementares de Diagnóstico. Devido às restrições da COVID-19, apenas um pequeno grupo de convidados acompanhou a cerimônia de forma presencial.

O Diretor Técnico do HIC, Dr. Júlio Andrade, representou toda a direção e Comitê Gestor do CEBAMS na cerimônia. Em sua fala, Andrade relembrou que ele também foi residente da instituição, no programa de Clínica Médica.

“Fazer minha Residência aqui foi uma ótima escolha e não me arrependo disso. Tenho certeza que você, Rafael, também fez uma ótima escolha e, em nome da direção, tenho muito orgulho em cumprimentá-lo não só como formando, mas também como novo membro de nosso Corpo Clínico”.

A Coordenadora da Comissão de Residência Médica do Hospital Ibiapaba CEBAMS (COREME), Dra. Ariane Martins, deu as boas vindas ao Dr. Sousa à Cardiologia: “Sei que este período foi de muita abdicação, muito aprendizado e muitos desafios, como a COVID-19. Só tenho que lhe agradecer pela parceria e lhe desejar as boas vindas à Cardiologia”, completou.

Já o formando, Dr. Rafael Sousa, agradeceu ao Hospital pela formação obtida:

“A escolha por Barbacena e pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS foi a mais acertada. Quero agradecer a todos pela formação, pelos ensinamentos e pelo companheirismo da casa neste período da Residência. Para mim é um orgulho permanecer na instituição”, disse o médico que continuará a atuar no CEBAMS.

Novo residente

A cerimônia de formatura também contou com a presença do médico Diego Neves, que ingressou na Sexta Turma do Programa de Residência Médica em Cardiologia. A turma iniciou suas atividades em 01/03. Segundo o Dr. Neves, fazer residência no HIC é um retorno à sua casa:

“O Hospital Ibiapaba CEBAMS faz parte da minha história. Atuei aqui como estudante de medicina e voltar aqui é um retorno à minha casa. Tenho muita tranquilidade da qualidade que encontrarei aqui dos preceptores e do parque técnico. Meu sentimento é de gratidão”.

Novos programas de Residência Médica

A cerimônia também anunciou os novos programas de Residência Médica do Hospital Ibiapaba CEBAMS: Cirurgia Cardiovascular e Cardiointensivismo. O primeiro terá duração de cinco anos e o segundo será um acréscimo opcional à Residência Médica em Cardiologia, com duração de um ano. Além disso, parte da Residência Médica em Clínica Médica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) será oferecida na instituição a partir de 2022.

Homenagens

Os médicos do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Carlos Magno Santos Oliveira, Maristela Márcia Meneghin e Tânia Maria Gonçalves Quintão Santana foram homenageados com uma placa durante a cerimônia. Os três profissionais do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS foram aprovados no exame para título de especialista em cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizado em 2020.

Confira as fotos da cerimônia:

Formatura da Quarta Turma da Residência em Cardiologia HIC - 05/03/2021

Assista à cerimônia na íntegra:

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS faz cirurgias neurológicas minimamente invasivas

Uma das demandas mais antigas da população de Barbacena e região agora é realidade no…

Leia agora