Com o objetivo de implantar o Protocolo de Segurança do Paciente, para monitoramento e prevenção de danos na assistência à saúde, a Enfermeira Responsável Técnica, Janaína Sanson, ministrou treinamento para os colaboradores de todos os setores da área administrativa, operacional e assistencial.
De acordo com o Ministério da Saúde, estudos apontam que de cada dez pacientes atendidos em um hospital, um sofre pelo menos um evento adverso como: queda, administração incorreta de medicamentos, falhas na identificação do paciente, erros em procedimentos cirúrgicos, infecções ou mau uso de dispositivos e equipamentos médicos.
O Protocolo de Segurança do Paciente adotado pelo Hospital Ibiapaba/CEBAMS está de acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que implementa 6 Protocolos de Segurança do Paciente com foco nos problemas de maior incidência.
No treinamento os colaboradores tomaram conhecimento dos 6 Protocolos que orientam os profissionais na ampliação da segurança do paciente nos serviços prestados pela instituição:C
- Cirurgia segura,
- prática de higiene das mãos em serviços de saúde;
- prevenção de úlceras por pressão;
- prevenção de quedas;
- identificação dos pacientes;
- segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.