SESMT e Curso de Psicologia da UNIPAC desenvolvem projeto voltado à saúde do trabalhador
SESMT do Hospital Ibiapaba/CEBAMS em parceria com o Curso de Psicologia da UNIPAC implantam o Projeto Qualidade de Vida, para os colaboradores da instituição, com foco inicial, na Ansiedade.
De acordo com Hérika Nascimento – Técnica de Segurança do Trabalho do Ibiapaba, “a ansiedade tem diversos fatores para ser desencadeada, e é importante que o colaborador fique atento e procure, ao máximo, ter uma vida mais tranquila. A ansiedade é considerada a maior causa de sofrimento e é um tipo de doença que causa danos à saúde física do trabalho. Se a doença não for tratada corretamente, o colaborador pode chegar a tomar medicamentos e fazer terapia para o resto da vida”.
CAUSAS
Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.
A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.
SINTOMAS
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
- Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
- Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
- Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
- Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
- Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
- Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
- Pavor depois de uma situação muito difícil.