Outubro Rosa: Hospital Ibiapaba CEBAMS faz estudo sobre impacto da campanha

Faça sua doação

O Setor de Comunicação (SECOM) do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena (MG), realizou um estudo sobre o impacto da campanha Outubro Rosa na busca sobre informações a respeito do câncer de mama na internet. Segundo o estudo desenvolvido, o mês de outubro é o pico de procura por informações sobre câncer de mama no Google. Os resultados do estudo serão apresentados no dia 26 em um evento internacional promovido pelas Universidades da Breslávia e Marie Curie, da Polônia.

Para isso, o SECOM/HIC mapeou as buscas do termo em 2017, 2018 e 2019 sobre o termo e, no período analisado, o mês de outubro apresentou as maiores incidências de busca sobre a doença. Este movimento comprova a eficácia da campanha na divulgação das ações de prevenção do câncer de mama, o que ajuda na detecção precoce da doença.

“Verificamos que o Outubro Rosa tem um apelo importante junto ao público. As pessoas procuram informações sobre o câncer de mama graças à campanha. Se não fosse o Outubro Rosa, não haveria a grande busca por informações no Google sobre câncer de mama neste mês”, disse um dos autores do estudo, Ricardo Rios.

“O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres, com cerca de 60 mil novos casos só neste ano. É muito importante que as pessoas busquem se informar sobre a doença e que o mês de outubro tenha se fixado na cabeça das pessoas como a época basilar para essa procura anual de informações”, observou o outro autor, Edson Brandão.

COVID-19 derrubou buscas

O estudo também mostrou que as buscas por câncer de mama caiu drasticamente neste período de pandemia. O trabalho analisou como foram as buscas sobre câncer de mama e Coronavírus no período de março a junho deste ano. Enquanto as buscas sobre a COVID-19 dominaram o período, o câncer de mama teve resultado mínimo.

“É curioso notar que não houve interesse em informações sobre câncer de mama de março a junho, mesmo considerando que a doença continua existindo. Mas é totalmente compreensível que as pessoas procurem mais informações sobre o Coronavírus, considerando o caos social causado pela doença”, ressaltou Brandão.

Para que as pessoas se atentem ao câncer de mama neste ano, ações de reforço da campanha do Outubro Rosa são necessárias, mesmo que à distância, como o Hospital Ibiapaba CEBAMS realizará em 2020.

“Cancelamos todas as ações externas que demandem presenças físicas programadas para o Outubro Rosa neste ano. Concentraremos nossos esforços em ações internas com pacientes, familiares e digitais, para alcançar mais pessoas”, disse Rios.

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza cirurgias inéditas de alta complexidade em vídeo

Na última semana o Hospital Ibiapaba CEBAMS realizou diversas cirurgias oncológicas de alta complexidade pelo…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de Auxiliar de Limpeza

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos para Auxiliar de Limpeza. As pessoas…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de PCD

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos de Pessoas com Deficiência (PCD) para…

Leia agora