Neste final de semana foi realizada cirurgia de Histerectomia por vídeo (retirada cirúrgica do útero), utilizando anestesia venosa total com dose mínima de opioide. Com essa técnica utilizada pelo Dr. Maurício José da Silva Júnior e equipe, a paciente é beneficiada com redução de vômitos e íleo (parada temporária do peristaltismo intestinal que ocorre com muita frequência após cirurgia abdominal. Os sintomas são náuseas, vômitos e desconforto abdominal. O tratamento é de suporte, com aspiração nasogástrica e líquidos intravenosos). Com isso, o paciente desperta sem dor.
O procedimento cirúrgico foi feito pelo Dr. Agnaldo Lopes da Silva Filho, ginecologista e professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG e orientador de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Saúde da Mulher (UFMG) e Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (UNESP).
O uso da técnica anestesiológica no procedimento realizado no Hospital Ibiapaba CEBAMS foi mais um êxito da equipe da SABL – Serviço de Anestesiologia de Barbacena Ltda!