Dr. Muniz foi presidente do CEBAMS por diversos mandatos
Atualizada em 25/12/2022, às 12h12
Faleceu na noite deste sábado (24) o médico cardiologista, membro do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS e ex-presidente do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), Francisco Muniz Neto. Dr. Muniz, como era carinhosamente chamado por pacientes e colaboradores do CEBAMS, tinha 75 anos.
Natural de Santa Inês (MA), Francisco era filho de Luiz Muniz, ex-político maranhanse, empresário e um dos fundadores da cidade natal. Vivendo entre as cidades de Santa Inês e Pindaré-Mirim (MA), a juventude de Francisco foi marcada pelo sonho de fazer medicina. Ele começou a cursar no estado do Maranhão, no final da década de 1960, mas devido a uma reorganização, a faculdade do estado foi fechada e os alunos foram redistribuídos em diversas instituições do Brasil. Uma delas foi a recém-criada Faculdade de Medicina de Barbacena. Além do Dr. Muniz, diversos maranhanses formaram a primeira turma da Faculdade de Medicina de Barbacena, que se graduou em 1975.
Ao formar, Dr. Muniz se mudou para o Rio de Janeiro, onde fez residência médica em Cardiologia, retornando a Barbacena em seguida e atuando no Hospital Ibiapaba CEBAMS. Dr. Muniz sempre foi grato a Barbacena, como revelado em uma entrevista à revista de 45 anos da FAME, feita em 2017:
“Só tenho a dizer que foi maravilhoso ter me formado na Faculdade de Medicina de Barbacena. Aqui me casei, tive meus filhos, segui minha carreira e jamais deixarei de ser grato, pois aqui em Barbacena fui e sou muito feliz”.
No campo administrativo, foi presidente do CEBAMS por diversos mandatos. Dr. Muniz tinha orgulho da instituição, dizendo em diversos eventos públicos e entrevistas que o CEBAMS é “um patrimônio da cidade”. Ele deixa a esposa, dois filhos e netos.
O velório acontece no Memorial da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Boa Morte, em Barbacena, a partir de 14h. O sepultamento ocorrerá hoje (25/12), às 16h, no Cemitério da Boa Morte.
O ex-presidente do CEBAMS, Francisco Muniz Neto, durante homenagem da Câmara de Vereadores de Barbacena ao cinquentenário do Hospital Ibiapaba CEBAMS. Imagem: Arquivo/SECOM/HIC