Atualmente a discussão da economia da água se tornou mais forte e vivemos um período que qualquer medida que contribua para diminuir o consumo é algo precioso que deve ser multiplicado.
O Hospital Ibiapaba/CEBAMS encara a economia de água não como uma onda, mas sim como uma necessidade, uma forma sustentável e sistematicamente acompanhada.
Ao analisar os processos adotados e sempre em busca de novas fórmulas, a Instituição adota, desde maio de 2013, o uso de um detergente enzimático que diminui o número de enxagues iniciais no sistema de lavagem de roupas que apresentam sujidade pesada – 40% de toda a roupa lavada.
O produto utilizado consegue degradar e emulsionar todo o sangue e gordura do tecido de forma mais eficiente logo na primeira etapa do processo de lavagem, facilitando a remoção do residual de sujidade nas etapas subsequentes.
O processo de lavagem é acompanhado sistematicamente pela Coordenadora do Setor de Lavanderia, Etelvina Rodrigues, de forma a registrar a quantidade de roupa, tipo de lavagem, quantidade de produto utilizado, entre outros dados. Em Dezembro a Instituição registrou uma economia de, aproximadamente, 60.000 litros de água.
“O produto que adotamos é eficiente e reduz os enxagues iniciais sem perder a qualidade que tanto prezamos”, afirmou a Coordenadora da Lavanderia Etelvina Rodrigues.